BLOG
Eugenio de Lima

Instagram

Pastor da Siló Igreja Cristã de União dos Palmares, Bacharel em Música Sacra pela FATEC (Votuporanga-SP), Serviços jurídicos e notariais (UNIVAFIP, Caruaru-PE), jornalista e apresentador.


Panelas

Governo Ruben atua contra a criação das Emendas Impositivas e André Muniz segue pressionado.

É de ciência de todos que a oposição e os independentes votarão a favor do projeto, mas a dúvida é se o vereador André Muniz seguirá firme em apoiar o projeto ou não.

Publicado: | Atualizado em 11/11/2021 14:43


Câmara de Vereadores de Panelas

Os vereadores do município de Panelas poderão indicar recursos do Orçamento Municipal para a aplicação em obras, serviços e ações de melhorias a serem implementadas pelo Poder Executivo. É o que prevê o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01/2021, que foi subscrito por 8 vereadores, os 6 vereadores do MDB e os vereadores André Muniz e Pierre Logan, ambos do PSB. 

O Projeto prevê a reserva de parte da receita corrente líquida para emendas dos vereadores – sendo que a metade deste percentual deverá ser destinada a ações e serviços públicos de saúde. 

A iniciativa prevê que os recursos serão distribuídos entre os vereadores e que a eventual não aplicação dos recursos consistirá em crime de responsabilidade do prefeito.

Bastidores

A base governista foi contrária a esse avanço democrático – com exceção do vereador André Muniz – que vem sendo aprovado em vários municípios. Cupira é um exemplo, pois a Nova Lei Orgânica Municipal que está em fase final de redação tem unanimidade entre os vereadores cupirenses. Em Panelas, Tivan, Everaldo e Deço, todos do PSB, se opuseram ao projeto. Acredita-se que essa posição frente ao tema se deve ao  fato do prefeito de Panelas, Ruben Lima (PSB), ser contra o projeto, já que os vereadores de oposição (que são maioria) poderiam destinar essas emendas para atender demandas de suas bases eleitorais, como ocorre com os deputados federais. 

Diante disso, Ruben estaria pressionando André Muniz a retirar o seu apoio ao projeto. André Muniz não tem sido bem visto por alguns interlocutores do governo, já que é amigo do vice-prefeito, Genilson Lucena (PSB), com quem Ruben estaria brigado. Outro motivo que aumentou a pressão sobre o vereador foi o fato de não estar presente na inauguração de uma obra de calçamento promovida pelo Executivo Municipal.

Questionamentos

É de ciência de todos que a oposição e os independentes votarão a favor do projeto novamente, mas a dúvida é se o vereador André Muniz seguirá firme em apoiar o projeto ou vai se acovardar por medo de Ruben Lima. O jornalismo do BR104 estará acompanhando a sessão desta quinta-feira.