BLOG
Anthony Albuquerque

Radialista, acadêmico do curso de Geografia pela Uneal (Universidade Estadual de Alagoas). Pai do Anthony Filho.


Blog

20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra: Zumbi vive!

Dia de mobilização, de luta, dia de resistência, de protesto, de denúncia, dia de resistência do povo negro

Publicado:


É chegado mais um dia 20 de Novembro na Terra da Liberdade. O país celebra o dia Nacional da Consciência Negra. Dia de reverenciar uma história de resistência e muita luta do povo Negro, onde lamentavelmente muito sangue segue sendo derramado até os dias atuais, um legado de resistência que serve para nossa reflexão e serve de exemplo para todo o mundo.

Foi daqui Serra da Barriga, do Quilombo dos Palmares, que ecoou o Grito de Liberdade!

A realidade é que o opressor branco segue atuante, e o silêncio, o medo e a desvalorização do nosso legado e do nosso povo é algo nítido, seguimos trancafiados e escravizados, as correntes ainda doem e é presente, outrora em nossas mãos e pés, hoje em nossa mente.

A violência é presente, e nosso povo é mantido em silêncio e acuado, a estes, lhe resta, a tão presente violência que vai dos presídios, verdadeiras senzalas com amontoados de negros ao genocídio de uma juventude preta, alvo constante na mira das armas. E sabe o silêncio que eles impunham em tempos de escravidão, através do medo e da violência? Este infelizmente segue presente por aqui.

A violência racial segue matando o povo negro, aceitar ou concordar com essa violência é um ato abominável.

Eu digo ao povo Negro, não existe emancipação sem construção de poder. E não existe poder se não organizar nossas forças e nossas capacidades a fim de criar autonomia social, política e econômica do povo preto.

É preciso que nossas ideias e nossas ações reflitam a história do nosso povo, levem em conta nossas perspectivas e se realizem no sentido de nos fortalecer como povo e comunidade.

Estarmos unidos é o caminho para juntos enfrentarmos todo racismo e preconceito, precisamos nos tornar combatentes, Zumbi nos mostrou que a exemplo do que foi feito na época do Quilombo dos Palmares, hoje devemos repetir, nos unir, nos fortalecer, esse é o caminho para nossa sobrevivência. Povo Negro unido é Povo Negro Forte, Nós por Nós!

A história de violência impune contra o nosso povo demonstra que devemos estar preparados para nos defender ou continuaremos indefesos ante uma multidão racista e cruel. Agora, eu digo que é hora de os negros montarem um tipo de ação, uma unidade, para que não sejamos mais um povo amedrontado.

Viva Zumbi. Liberte-se Preto, Pense, Reaja, Lute. O sistema que o povo negro sempre de cabeça baixa e subserviente, eu digo, Não, a esse sistema, somos e continuaremos indigestos na garganta do opressor, ato continuo de resistência. O povo Negro precisa está à frente de suas lutas, precisamos ocupar nossos espaços de direito, o país nos deve.

O povo negro precisa acordar e empunhar nossas lutas, pois somos nós que sofremos com toda desgraça dos racistas e preconceituosos. O espaço é nosso, do Povo Negro.

Hoje e sempre nossas reverencias a Zumbi dos Palmares e todo povo negro, aos nossos descendentes, aqueles que deram suas vidas em favor da libertação do povo preto.

Zumbi vive em cada negro e negra, que resiste e segue firme e forte suas lutas. Viva Zumbi,viva a Liberdade do Povo Negro!