O deputado federal André Janones (AVANTE-MG), criador do projeto que inspirou o Auxílio Brasil – novo programa de transferência de renda do governo federal, que substituirá o Bolsa Família -, lamentou o fim do Auxílio Emergencial após o comunicado oficial feito pelo ministro da Cidadania, João Roma.
Janones classificou como trágica a notícia do fim do benefício, e disse ter sido feita uma ‘lambança’ ao anunciarem que o auxílio seria prorrogado e depois voltarem atrás.
“Então, agora sim, a informação oficial é que o auxílio emergencial está extinto. Fizeram uma lambança, pra não falar outra palavra aqui. Uma vergonha, uma desorganização, uma incompetência, um monte de gente batendo cabeça, né? E infelizmente não tem outro nome pra definir uma lambança”, disse o parlamentar em uma live na noite desta quarta-feira (20).
O deputado federal chegou a anunciar em suas redes sociais que o auxílio emergencial seria prorrogado, e depois, quando o governo anunciou a extinção do programa, ele acabou recebendo muitas críticas dos seguidores.
Sobre isso, André Janones explicou que só anunciou a prorrogação com base no que ouviu do próprio presidente Bolsonaro.
“Aí eu vou perguntar um negócio aqui pra vocês, se eu não for pra eu acreditar na palavra do presidente da República, do meu país, eu vou acreditar na palavra de quem? O presidente da República do país disse em cima de um palanque e em um microfone que o auxílio emergencial seria prorrogado, ele garantiu, ele bateu no peito e falou: “vai ser prorrogado”. Aí depois ele voltou atrás!”
Assista o vídeo: