
A Vigilância Sanitária de Maceió interditou na segunda-feira (9) um laboratório de análises clínicas no Eustáquio Gomes, devido às diversas irregularidades sanitárias e ao alto grau de risco sanitário à população. Dentre as não conformidades observadas pela equipe de fiscalização, estavam a ausência de licença sanitária, ausência de responsável técnico, descarte incorreto de lixo infectante, uso inadequado do banheiro, ausência de controle de temperatura nas amostras e estabelecimento funcionando sem prévia aprovação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária.
Além disso, os fiscais encontraram testes para Covid-19 em desacordo com o que é utilizado em postos de coleta. Segundo Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, tudo isso acontecia em um ambiente insalubre. O estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo com multa no valor entre R$ 180 e R$ 38 mil. O local tem até 90 dias para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária.
A Vigilância Sanitária disponibiliza canais para denúncias por meio do WhatsApp (82) 8752-2000 ou pelo 3312-5495, todos os dias das 8h às 17h. As denúncias são anônimas e é necessário informar o motivo da reclamação; nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado. Desta forma, é possível garantir que as irregularidades sanitárias sejam identificadas e corrigidas para proteger a saúde da população.