Vacinas serão distribuídas aos municípios alagoanos nesta terça-feira (19)

Serão vacinados, neste primeiro momento, profissionais da saúde, pessoas com mais de 75 anos de idade e indígenas aldeados.

Vacina chegou por volta das 23h dessa segunda-feira (18) — © Agência Alagoas

Vacina chegou por volta das 23h dessa segunda-feira (18) — © Agência Alagoas

O primeiro carregamento com as dozes da CoronaVac chegou em Alagoas nessa segunda-feira (18/01), após horas de atraso, e distribuição para os municípios alagoanos acontece na manhã de hoje (19), quando também será iniciada a imunização da população contra a Covid-19.

Os imunizantes chegaram em um avião cargueiro da Azul Linhas Aéreas, procedente de Guarulhos (SP), e foram recebidos pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Para Renan, a Coronavac é uma “grande vitória da ciência”.

O voo com as 87.760 doses do imunizante, que chegaria ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na região Metropolitana de Maceió, às 16h45, sofreu atraso por causa de um problema de logística na distribuição. O avião só tocou a pista de pouso por volta das 22h46.

Os volumes foram retirados da aeronave e acondicionados num caminhão-baú refrigerado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Em seguida, o carregamento seguiu para o prédio do Programa Nacional de Imunização (PNI), no bairro do Farol. De lá, serão distribuídos aos municípios alagoanos.

O grupo prioritário é formado por indígenas aldeados, profissionais de saúde e idosos em abrigos. A expectativa é que a primeira pessoa, uma mulher negra, de 50 anos, que atua no Hospital da Mulher, seja vacinada durante cerimônia realizada no Hospital Metropolitano de Maceió, a partir das 8h.

Vacina chega a Alagoas — © Assessoria