Único paciente de AL na fila para transplante de coração é transferido para SP e passará por procedimento

José Higino da Silva, de 40 anos, morador de Maceió, sofre com insuficiência cardíaca há nove anos, e estava na fila de prioridades.

Paciente alagoano sendo transportado | © Josenildo Torres e Olival Santos / Ascom Sesau

Paciente alagoano sendo transportado | © Josenildo Torres e Olival Santos / Ascom Sesau

O único paciente de Alagoas que aguardava na fila para receber transplante de coração finalmente recebeu a boa notícia de que o seu procedimento cirúrgico será realizado, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau). Ele foi transferido para São Paulo nesta quarta-feira (23/8), em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e ficará internado no Hospital Albert Einstein.

José Higino da Silva, de 40 anos, morador de Maceió, sofre com insuficiência cardíaca há nove anos. No entanto, a situação dele se agravou em janeiro deste ano, e, segundo os médicos, o quadro só se resolveria com um transplante.

Desde então, o maceioense esteve internado seis vezes no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), na capital, e, devido à gravidade da sua situação, ele passou a integrar a fila de prioridades.

“Apesar de muito jovem, ele está extremamente debilitado segundo a equipe médica que estava fazendo o acompanhamento dele e, agora, vamos torcer para que dê tudo certo, que o transplante seja realizado e ele possa a retornar a Alagoas para viver sua vida normalmente”, disse a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, à assessoria de comunicação da Sesau.

José Higino viajou para São Paulo acompanhado da esposa, Isa Kelly Feitosa, com quem ele está casado há oito anos. Juntos, eles têm dois filhos, que irão esperar o retorno do pai em Maceió.

Apesar da gravidade do seu quadro, o paciente está confiante de que o seu transplante de coração será um sucesso. “Deixo essa unidade [HMA] com o sentimento de gratidão e com esperança no meu debilitado coração”, ressaltou.