

A medida tem o objetivo de proteger o bem-estar de pessoas com hipersensibilidade auditiva, além de cuidar da saúde dos animais domésticos e preservar o meio ambiente.
Publicado: | Atualizado em 31/12/2024 15:02
Neste último dia de 2024, é importante reforçar a importância da Lei nº 9.146, que entrou em vigor em Alagoas em janeiro deste ano. A legislação proíbe a comercialização, o transporte, o manuseio e o uso de fogos de artifício com estampido.
A medida tem o objetivo de proteger o bem-estar de pessoas com hipersensibilidade auditiva, como autistas e idosos, além de cuidar da saúde dos animais domésticos e preservar o meio ambiente.
A legislação se aplica a todos os ambientes, sejam eles abertos ou fechados, públicos ou privados, e prevê um prazo de transição até janeiro de 2026 para que a sociedade e os estabelecimentos se adequem às novas regras. Após esse período, a utilização e a comercialização desses produtos serão consideradas ilegais no estado.
Os fogos de artifício com estampido são responsáveis por inúmeros danos à saúde, como perda auditiva permanente, zumbido nos ouvidos, estresse, ansiedade e, em casos graves, até infartos.
Eles também representam riscos significativos aos animais, que podem sofrer com pânico, desorientação e até ferimentos causados por tentativas de fuga.
No âmbito ambiental, os fogos com estampido aumentam o risco de incêndios e deixam resíduos químicos que contaminam o solo e a água.
A lei, entretanto, não se aplica aos fogos que produzem apenas efeitos visuais, sem estampidos, oferecendo uma alternativa segura e inclusiva para as celebrações.
Investimentos do governo Paulo Dantas, por meio do Programa Cria, impulsionam avanços na saúde e qualidade de vida das crianças alagoanas.
Até o momento, 22 municípios alagoanos se encontram em situação de emergência
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e recolheu a estrutura, que passará por exames periciais.
A criança chegou a ser socorrida e encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
O caso aconteceu no município de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, nesta quinta-feira (13).