Alagoas

Sesau abre novo processo para contratar associações de equoterapia após vencerem contratos anteriores

Procedimento busca credenciar entidades alinhadas às normas do SUS, após a pasta identificar inconsistências nos vínculos antigos.

Criança com óculos sorrindo, sentada a cavalo, em tratamento de equoterapia ao ar livre, com o auxílio de um terapeuta.
A equoterapia é um tratamento multidisciplinar que utiliza o cavalo para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. (Foto: Reprodução)

MACEIÓ (AL) — A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) iniciou um novo processo de contratação de associações que prestam serviços de equoterapia. O procedimento ocorre nesta quinta-feira (11), após o vencimento e a defasagem técnica dos contratos anteriores, segundo a própria pasta.

De acordo com o secretário-executivo de Ações em Saúde, Guilherme Lopes, o edital já foi minutado e aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Todas as entidades interessadas poderão participar do credenciamento, inclusive as que já prestavam o serviço, desde que atendam aos critérios previstos no novo documento.

O que é Equoterapia?

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar. A atividade é aplicada na área de saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

O movimento do cavalo, que é rítmico e repetitivo, proporciona estímulos que ajudam no desenvolvimento motor e sensorial do praticante.

Transparência e qualidade no SUS

A Sesau informou que identificou inconsistências nos contratos anteriores e decidiu elaborar um edital que esteja em conformidade com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Guilherme Lopes destacou que o objetivo é ofertar um serviço mais qualificado:

“Diante das inconsistências que identificamos nos contratos anteriores, foi necessário preparar um edital que esteja em conformidade com as normas do SUS, para que possamos ofertar um atendimento ainda mais qualificado e humanizado às crianças”.

As associações que estavam habilitadas nos contratos vencidos poderão participar novamente do credenciamento, desde que cumpram as novas diretrizes estabelecidas. A Sesau também trabalha em um cronograma para quitar o passivo financeiro referente aos vínculos encerrados.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.