A Seplag (Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio) reuniu órgãos ligados ao Poder Executivo para apresentar o Painel de Informações Estratégicas. Com o auxílio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), os órgãos estaduais contaram com estatísticas para estruturar as informações das políticas públicas implantadas em Alagoas. Os resultados foram apresentados em gráficos dinâmicos para ajudar na tomada de decisões.
Uma das parcerias foi com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Por meio do Cadastro Único, foi elaborado um painel que identificou habitações vulneráveis em 23 municípios. Outra parceria foi com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O governo georreferenciou cisternas do programa Água Para Todos para facilitar o acesso à água para o autoconsumo e produção de alimentos.
O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destacou que “a apresentação do painel representa um avanço significativo na gestão de informações e conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado de Alagoas”. A rede de parcerias da Seplag inclui entidades como Seades, Adeal, Setrand, Seinfra, Programa Vida Nova nas Grotas e ONU-Habitat.
A iniciativa da Seplag ofereceu um meio prático para que os órgãos estaduais possam avaliar os resultados dos programas, projetos e ações do Governo de Alagoas por meio da análise dos dados. O uso desses gráficos dinâmicos tornou mais fácil visualizar os números e auxiliar na tomada de decisões por parte do governo. A colaboração entre as secretarias e entidades parceiras reflete o compromisso do Governo de Alagoas com a transparência das políticas públicas implantadas no Estado.