Alagoas

Sem acordo, Correios em Alagoas deflagram greve por tempo indeterminado

Segundo os sindicatos, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às 22h. Cerca de 100 mil funcionários em todo o país aderiram à mobilização

Publicado: | Atualizado em 19/08/2020 08:44


Sem acordo, Correios em Alagoas deflagram greve por tempo indeterminado — © Divulgação
Sem acordo, Correios em Alagoas deflagram greve por tempo indeterminado — © Divulgação

Os sindicatos dos trabalhadores dos Correios decidiram, nesta segunda-feira (17), decretar greve por tempo indeterminado. Segundo os sindicatos, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às 22h. Cerca de 100 mil funcionários em todo o país aderiram à mobilização.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), os grevistas são contra a “ausência de negociação por parte da direção da ECT”, pela retirada de direitos e pela “negligência da empresa” com os funcionários durante a pandemia de covid-19.

Em Alagoas, o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect/AL) informou que os os funcionários em greve pretendem se reunir, primordialmente, nesta terça-feira (18/08), no atual Centro de Logística de Maceió, que fica no Distrito Industrial, e em frente à agência central de Arapiraca.

A FENTECT afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre os pedidos, o que segundo eles, ainda não aconteceu. Alegam que, em agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

Conforme a entidade, “foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras”.

— O governo Bolsonaro busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios. Somos responsáveis por um dos serviços essenciais do país, que conta com lucro comprovado, e com áreas como atendimento ao e-commerce que cresce vertiginosamente e funciona como importante meio para alavancar a economia. Privatizar é impedir que milhares de pessoas possam ter acesso a esse serviço nos rincões desse país, de norte a sul, com custo muito inferior aos aplicados por outras empresas”, declarou o secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva.

Os Correios divulgaram nota sobre a decisão da categoria.

Os Correios não pretendem suprimir direitos dos empregados. A empresa propõe ajustes dos benefícios concedidos ao que está previsto na CLT e em outras legislações, resguardando os vencimentos dos empregados.

Sobre as deliberações das representações sindicais, os Correios ressaltam que a possuem um Plano de Continuidade de Negócios, para seguir atendendo à população em qualquer situação adversa.

No momento em que pessoas e empresas mais contam com seus serviços, a estatal tem conseguido responder à demanda, conciliando a segurança dos seus empregados com a manutenção das suas atividades comerciais, movimentando a economia nacional.

Desde o início das negociações com as entidades sindicais, os Correios tiveram um objetivo primordial: cuidar da sustentabilidade financeira da empresa, a fim de retomar seu poder de investimento e sua estabilidade, para se proteger da crise financeira ocasionada pela pandemia.

A diminuição de despesas prevista com as medidas de contenção em pauta é da ordem de R$ 600 milhões anuais. As reivindicações da Fentect, por sua vez, custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão no mesmo período – dez vezes o lucro obtido em 2019. Trata-se de uma proposta impossível de ser atendida.

Respaldados por orientação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), bem como por diretrizes do Ministério da Economia, os Correios se veem obrigados a zelar pelo reequilíbrio do caixa financeiro da empresa. Em parte, isso significa repensar a concessão de benefícios que extrapolem a prática de mercado e a legislação vigente. Assim, a estatal persegue dois grandes objetivos: a sustentabilidade da empresa e a manutenção dos empregos de todos.

*com FENTECT

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jequiá da Praia | @ Vasni Soares
Alagoas
Nível de principais rios começa a normalizar em AL após fortes chuvas, diz Semarh

Apesar disso, o alerta ainda permanece em decorrência do volume das chuvas dessa semana.


Municípios de AL estão sob alerta vermelho | @ INMET
Alagoas
União dos Palmares e mais 74 municípios estão sob alerta vermelho de chuvas intensas

De acordo com o Inmet, o alerta vermelho, que indica chuvas intensas, prevê um volume superior a 60mm/h ou até mesmo acima de 100mm/dia.


No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.