Segurança Pública reforça policiamento em Alagoas durante período junino

Iniciadas nessa quarta-feira (12), as ações seguem até o dia 30 de junho e contarão com a participação das Polícias Civil, Militar, CB e Grupamento Aéreo

Iniciadas nessa quarta-feira (12), as ações seguem até o dia 30 de junho e contarão com a participação das Polícias Civil, Militar, CB e Grupamento Aéreo — © PC/AL

Iniciadas nessa quarta-feira (12), as ações seguem até o dia 30 de junho e contarão com a participação das Polícias Civil, Militar, CB e Grupamento Aéreo — © PC/AL

Alagoas — Para dar mais segurança à população alagoana durante as festividades juninas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) traçou de forma integrada um plano operacional que visa reforçar o policiamento nos locais de festa. As ações tiveram início nessa quarta-feira (12) e seguem até o dia 30 de junho e contarão com a participação das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Grupamento Aéreo.

Em Maceió e Região Metropolitana, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) traçou seu planejamento operacional com base nos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) que foram firmados pelas prefeituras junto ao Ministério Público do Estado (MPE/AL).

Desta forma, a Polícia Militar (PM) reforçará o policiamento nos arraiás e palhoções, nos concursos de coco de roda e quadrilhas juninas, bem como em áreas onde haverá apresentações artísticas. Alguns municípios que não terão shows durante o período, como é o caso de Paripueira, o policiamento também terá reforço em virtude do feriado de Corp

O policiamento será realizado pelos batalhões e contarão com reforço da Força Tarefa. O Ronda no Bairro também irá auxiliar realizando policiamento de proximidade no bairro do Jaraguá e no Jacintinho, já que nestes locais serão montados palcos para shows. Nessa quarta-feira (12), o CPC faz a Operação Dia dos Namorados, que visa garantir policiamento próximo a bares, restaurantes e motéis, devido ao aumento no fluxo de pessoas que celebrarão a data.

Já no interior de Alagoas, o Comando de Policiamento do Interior (CPI) fará policiamento em 91 municípios e também terá como foco aumentar o policiamento nos municípios onde haverá festejos juninos. Além do reforço feito pelos batalhões e Companhias Independentes, a Força Tarefa será empregada. Nas principais rodovias estaduais que cortam o estado e na Rota Ecológica, o policiamento será feito de forma estratégica pelo Batalhão Rodoviário (BPRv). O batalhão Ambiental (BPA) também atuará em pontos estratégicos de acesso a municípios.

+ PM cumpre mandados para reintegração de posse em Murici

Polícia Civil

A Polícia Civil disponibilizará equipes da Asfixia para reforçar o policiamento na Barra de São Miguel e o Tático Integrado de Grupos de Resgate de Operações Especiais (Tigre), cobrirá o município de São Miguel dos Campos.

Além disso, as delegacias regionais do interior funcionarão para confecção de Boletins de Ocorrência e registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Em Paripueira e Barra de São Miguel, as distritais farão registros de BO e TCO aos fins de semana. Na capital, as Centrais de Flagrante do Pinheiro, Benedito Bentes e o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), na Mangabeiras, irão funcionar em regime especial.

A base da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) atenderá o bairro do Jaraguá em dias de apresentações musicais, bem como a orla de Pajuçara nos demais dias. Além disso, a Delegacia Interativa é uma opção para o cidadão que necessitar registrar BOs de furtos, roubos ou extravio.

O Grupamento Aéreo dará apoio operacional tanto na capital como no interior de Alagoas de acordo com planejamento definido com base nas atrações artísticas e culturais.

O Corpo de Bombeiros já vem realizando fiscalizações em locais de comercialização de fogos de artifícios e vistoriando palcos e outras estruturas utilizadas nos municípios durante o período junino.

*com Assessoria