O Roga Developer Experience, o maior encontro da comunidade Tech de Alagoas, aconteceu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT), nos dias 6 e 7 de setembro. O evento contou com a presença da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e reuniu mais de 2 mil pessoas.
Durante o RogaDX, os participantes tiveram a oportunidade de participar de desafios, workshops e abertura de novas turmas do Oxetech Lab. Além disso, foi realizado um “momento de plantão” sobre empreendedorismo e inovação com toda a equipe do Programa Mentoring Team.
No palco do auditório, o bolsista Úlpio Netto apresentou a atualização da plataforma Oxetech, que conta agora com nova identidade visual e diversos novos cursos. Os cursos abrangem tópicos como Introdução à Programação, HTML e CSS, React JavaScript, Linguagem da Programação em Python, Flutter (um kit de desenvolvimento de interface de usuário), Cibersegurança e muito mais.
De acordo com o secretário Silvio Bulhões, o RogaDX é um evento importante pois ajuda a fomentar e consolidar os esforços que o Governo do Estado tem feito na área. O Oxetech é um programa prioritário para o Governo do Estado que já qualificou mais de 10 mil alagoanos na área da CT&I. Com isso, duas novas turmas foram abertas no Lab do CIPT: Programação Orientada à Objeto com Java (40 horas) e Introdução ao Linux para Devs Iniciantes (20 horas).
O Roga Developer Experience foi uma excelente oportunidade para os jovens alagoanos se inserirem em um dos mercados que mais crescem em demanda: tanto em Alagoas quanto no Brasil e no mundo. A Secti tem contribuído para esse crescimento através do programa Oxetech que oferece qualificação técnica na área da CT&I.