Alagoas

Rodrigo Cunha faz alerta sobre aumento na tarifa de água fornecida pela BRK Ambiental

O reajuste foi suspenso devido a uma determinação da Justiça alagoana e a decisão está mantida até o final do julgamento.

Publicado:


Senador Rodrigo Cunha - @BR104
Senador Rodrigo Cunha - @BR104

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) alertou a população alagoana, nesta terça-feira (05/10), a respeito de supostos reajustes ilegais no fornecimento de água por parte da BRK Ambiental ainda este mês. O comunicado foi divulgado nas redes sociais do senador.

Segundo Cunha, a tarifa reajustada foi suspensa devido a uma decisão liminar da Justiça alagoana e, caso os valores sejam aplicados este mês, a empresa estaria desrespeitando a determinação judicial. O senador pede para que a população denuncie.

– Se você recebeu aviso de aumento na sua conta de água, manda seu relato aqui no meu direct do Instagram ou mensagem nas minhas redes sociais. Conseguimos na justiça a suspensão do aumento da conta de água dos alagoanos, então, a população não deve estar recebendo nenhum informe de reajuste. Estou reunindo todas as informações para a audiência pública que realizaremos no Senado para discutir os detalhes da chegada da BRK em Alagoas. Estou atento para que a população não pague por nenhum aumento indevido – comunicou o senador alagoano.

Trata-se de um reajuste de 8,085% nas tarifas dos serviços de água e esgoto em Maceió e na região Metropolitana, que abrange outras nove cidades, e foi proibido no dia 3 de setembro deste ano pela Justiça do estado. A decisão é liminar (temporária) e deve ser mantida até o julgamento final do processo movido contra o Estado e a empresa BRK Ambiental.

A ação foi impetrada pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB), pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB) e pelo deputado estadual Davi Maia (DEM). O aumento ainda chegou a ser publicado no Diário Oficial do Estado e o Governo de Alagoas justificou que a atualização da tarifa fazia parte da revisão anual da estrutura tarifaria e foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal).

Além do alerta, o senador protocolou no Senado Federal um requerimento de audiência pública com o objetivo de discutir de forma transparente as ações referentes ao leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL).

A transação concedeu os serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário de 13 cidades da região metropolitana de Maceió para a empresa BRK Ambiental. Na audiência, Cunha quer discutir os detalhes deste negócio, bem como o de futuras concessões pretendidas pelo Governo de Alagoas.

 

*Com informações da Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Emanuella Fernanda, 3º sargento da PMAL | @ Reprodução
Alagoas
Sargento da PM morre com suspeita de dengue, em Maceió

A causa da morte pela doença ainda está sendo analisada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 


Elefante-marinho encontrado na Praia de Antunes, em Maragogi | @Biota
Alagoas
Elefante-marinho surpreende banhistas ao ser encontrado em Praia de Maragogi

Da espécie Mirounga Leonina, o animal é de grande porte e coberto por uma camada espessa de pelo.


Alerta de chuvas intensas | © Karina Dantas/G1
Alagoas
Chuvas devem ficar mais intensas em AL nas próximas 24 horas, diz Semarh

Elas devem cair principalmente nas regiões ambientais do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste. 


Alagoas
Lula desembarca em Alagoas para autorizar obras no Canal do Sertão Alagoano hoje

Além disso, também consta na agenda do presidente, para a sexta-feira (10), a cerimônia de entrega de 914 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió.


Jequiá da Praia | @ Vasni Soares
Alagoas
Nível de principais rios começa a normalizar em AL após fortes chuvas, diz Semarh

Apesar disso, o alerta ainda permanece em decorrência do volume das chuvas dessa semana.