Renan Filho destina R$ 120 milhões para compra da vacina Sputnik

Em uma reunião com os membros da Anvisa, o governador afirmou que Alagoas está preparada para comprar as doses do imunizante.

Renan Filho, governador de Alagoas — © BR104

Renan Filho, governador de Alagoas — © BR104

Nesta terça-feira (06/04), o governador de Alagoas Renan Filho (MDB-AL) se reuniu por meio de uma videoconferência com os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo do encontro virtual foi tratar do uso emergencial da vacina russa Sputnik V.

Alagoas fez uma aquisição de 2,2 milhões de doses do imunizante, que custou aproximadamente R$ 120 milhões, oriundos de recursos próprios.

– A lei brasileira aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República diz que, se as vacinas já tiverem sido aprovadas por agências reguladoras, semelhantes à Anvisa, de grande porte, como por exemplo fora na Rússia, na Argentina, o Brasil tem cinco dias para expedir o uso emergencial da vacina, então isso precisa ter eficácia, precisa ser cumprido – sustentou Renan Filho no encontro.

O governador afirmou que Alagoas está preparada para pagar as doses de vacina e iniciar o quanto antes a imunização nos alagoanos. De acordo com ele, o Estado aguarda apenas a liberação da Anvisa para iniciar ainda em abril o recebimento destas doses.

O Consórcio Nordeste adquiriu aproximadamente 37 milhões de doses do imunizante, que devem ser adquiridos pelos governadores do Nordeste. Além de Renan Filho, também esteve presente na reunião o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias.