Alagoas

Reeducando se forma em cerimônia realizada dentro do sistema prisional alagoano

Essa foi a primeira vez em Alagoas que um custodiado colou grau dentro do presídio. Jonathan dos Santos iniciou e concluiu o curso de Logística.

Publicado:


Reeducando Jonathan dos Santos concluiu o curso à distância de Logística | © Jorge Santos
Reeducando Jonathan dos Santos concluiu o curso à distância de Logística | © Jorge Santos

Na noite desta terça-feira (05/10), o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), antigo Presídio São Leonardo, foi palco de um momento histórico para Alagoas. O espaço recebeu a primeira formatura de um reeducando dentro do sistema prisional.

A cerimônia, realizada em parceria com a Unopar, marcou o fim do curso de Logística do reeducando Jonathan dos Santos, que iniciou a graduação no cárcere em 2018. Também foi na unidade que o custodiado conseguiu o certificado de conclusão de ensino médio.

“Cheguei aqui apenas com o nono ano do ensino fundamental. Então, fiz supletivo, Encceja e o Enem. Eu me sinto privilegiado por ser o primeiro a me formar dentro de uma unidade”, contou Jonathan, destacando o apoio recebido pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

“(…) Quando entrei no sistema prisional, eu era um homem bruto, ignorante e pobre de conhecimento. Hoje, posso dizer que não sou mais um leigo. A educação é transformadora, muda a vida do ser humano. Basta querer e se dedicar”, completou.

No sistema prisional, o acesso à educação é coordenado pela Supervisão de Educação da Seris. Por meio deste setor, reeducandos têm a oportunidade de se inscreverem em cursos da educação formal – fundamental e médio –, ensino superior e pós-graduação, além dos cursos profissionalizantes.

Para o secretário da Ressocialização, coronel Marcos Sérgio de Freitas, a colação de grau foi um momento de referência. Na ocasião, ele destacou o sucesso da política de ressocialização da Seris, bem como o trabalho dos policiais penais.

“Esta é a primeira colação de grau dentro do sistema prisional alagoano, e eu tenho certeza que muitas outras virão. Quero destacar e agradecer o trabalho dos policiais penais, pois, sem o empenho para manter a ordem, a disciplina e a segurança, este momento não seria possível”, destacou.

Já conforme a supervisora de Educação, policial penal Jaciara Tenório, a educação é um dos pilares da verdadeira ressocialização. “A educação é a única forma de resgate, já que até a fé, sem educação, é cega. Eu acredito muito na importância da educação, na disponibilidade e desejo de vocês [reeducandos] em continuar estudando. Esse enriquecimento educacional é grande e transforma muito mais que currículos. Transforma também a alma. Estou muito feliz em estar aqui, e agradeço a oportunidade de poder vivenciar tudo isso, agregando à minha carreira de policial penal”, afirmou.

O formando, por sua vez, não conseguiu esconder a emoção, dedicando sua conquista aos familiares e aos amigos que fez no cárcere. Ele contou que os estudos foi a única forma que enxergou de poder se desligar do mundo em que vivia.

“E isso impacta positivamente na vida que eu quero levar. Muitas pessoas olham pra mim e percebem essa mudança. Por isso é que eu digo: lutem, persistam. Todos nós podemos conseguir nossos objetivos, mas precisamos lutar”, salientou Jonathan, referindo-se ao impacto da educação em sua vida.

*Com informações da Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Deputado Cabo Bebeto - @BR104
Alagoas
Especialistas criticam PL de Cabo Bebeto que cria “Bolsa arma de fogo” para mulheres

O Projeto de Lei também sugere uma campanha com o lema "Uma Mulher Armada é uma Mulher Segura"


Imagem ilustrativa de uma médica - @Reprodução
Alagoas
Quem é a falsa médica que atendia em consultório de luxo em Maceió

A ação foi desencadeada após o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL) denunciar a atividade ilegal.


canto sertanejo - @Reprodução
Alagoas
Quem é Danilo Oliveira, cantor de Maceió que andou a pé até Joaquim Gomes

Segundo relatos da esposa, Jaciane Ananias, ao TNH1, Danilo pedalou por quilômetros antes de sua bicicleta quebrar, forçando-o a prosseguir a pé


Imagem ilustrativa de criança vítima de estupro | © Reprodução
Alagoas
Homem é condenado a mais de 49 anos de prisão por ter estuprado enteada em AL

O caso aconteceu em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas.


Jair Bolsonaro - @Reprodução
Alagoas
Bolsonaro recebrá título de cidadão honorário de Alagoas

O evento para a entrega da honraria está previsto para ocorrer às 17h, no plenário da Assembleia Legislativa.