Psicóloga fala sobre a importância de cuidar da saúde mental pós-pandemia

A entrevista foi transmitida ao vivo no programa Jornal do BR, exibido de segunda a sexta-feira na rádio Quilombo FM, site e páginas do BR104, no Facebook e YouTube.

Jessica Batista, psicóloga | © Assessoria

Jessica Batista, psicóloga | © Assessoria

O Jornal do BR desta quinta-feira (18/08) exibiu uma entrevista exclusiva com Jéssica Batista, psicóloga e pós-graduada em psicologia jurídica, além de autora do livro digital que fala a respeito da Endometriose.

O assunto discutido no programa foi a saúde mental do cidadão palmarino em um período pós-pandêmico. O Jornal é conduzido pelo radialista e apresentador Anthony Albuquerque, âncora do BR360.

A psicóloga falou sobre a importância de discutir o tema em um cenário onde muitas pessoas ainda não conseguiram organizar suas vidas, devido às dificuldades nesse momento de readaptação.

De acordo com Jéssica Batista, a pandemia já causou e vem causando insegurança, principalmente aos idosos e crianças. Ela explica que um outro grupo também vem sendo bastante afetado psicologicamente, sendo as pessoas que perderam seus empregos e outros meios de vida durante a pandemia da Covid-19.

– A pandemia e a pós-pandemia já causou e vem causando tantos danos, principalmente aos idosos e crianças. Também vem causando danos àquelas pessoas que perderam seus empregos na pandemia, causando insegurança alimentar, devido ao desemprego e à estabilidade emocional – destacou a psicóloga.

A profissional também ressaltou que aumentaram as buscas, neste momento, especificamente, pela psicologia e a psiquiatria. Dessa forma, ela acredita que é importante abordar sobre o tema, uma vez que saiu uma pesquisa mostrando que 41% dos cidadãos passaram a sofrer com a depressão.

Período pós-pandemia

Destacando o período difícil da pandemia, a psicóloga afirma que é hora de se reinventar, lembrando que o momento pandêmico acabou ensinando e fortalecendo outras pessoas: “Comerciantes, como foi colocado agora, eles viram possibilidades, viram outras oportunidades”, ressaltou.

De acordo com a psicóloga, no caso das pessoas mais idosas, muitas delas ainda não conseguem ter um contato social por medo, devido à depressão, à ansiedade e às informações propagadas nas redes sociais, que têm contribuído para esse comportamento.

Jéssica explica que existe a necessidade de essas pessoas serem inseridas novamente em um cotidiano social. Segundo ela, uma das medidas que podem ser aplicadas é ajudar os idosos a procurarem uma terapia, pelo fato de não saberem lidar com fatores como a ansiedade e a depressão.

Para ela, também existe a necessidade desse público praticar atividades sociais, pelo fato de a pandemia, além de ter causado todos esses danos, ter causado também a obesidade.

O Jornal do BR vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h30. O programa é transmitido através do site do BR104 e suas páginas oficiais no YouTube e Facebook.