O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) recebeu nesta quarta-feira (4) as turmas participantes da 2ª edição do projeto Botânico Mirim, desenvolvido pelo Herbário MAC. O intuito é educar as crianças sobre a preservação e os cuidados com a natureza. Durante a visita, os pequenos botânicos tiveram a oportunidade de conhecer diversas atividades lúdicas e educativas, como assistir vídeos, criar produtos didáticos e participar de dinâmicas.
As crianças também puderam assistir palestras ministradas pelos integrantes do órgão, como João Vinícius, estagiário de fauna. Ele explicou para elas a importância de respeitar os animais e apresentou algumas das espécies encontradas no estado. Gabriel Alves, assessor técnico ambiental do IMA que atua nas Unidades de Conservação, também apresentou um quadro geral das ações do setor.
Outra atividade interessante foi quando as crianças conheceram mais sobre o laboratório do IMA. Elas tiveram a oportunidade de comparar a qualidade de amostras de água com balneabilidade positiva e negativa por meio de uma câmera UV. Durante toda a visita, as crianças demonstraram muito interesse em aprender mais sobre a fauna e flora de Alagoas.
A participação dos pequenos botânicos mirins contribui para que possam compreender melhor a dependência humana de um meio ambiente preservado. Além disso, esses momentos influenciam na comunicação do conhecimento para os pais e amigos dessas crianças. Trabalhar com meio ambiente é sempre gratificante pois incentiva boas práticas para preservação da natureza.
O projeto Botânico Mirim tem o objetivo de ensinar às crianças sobre os cuidados necessários para manter um meio ambiente saudável e preservado. Com diversas atividades lúdicas e educativas, elas tiveram contato direto com informações importantes sobre fauna e flora alagoanas, além da importância da conservação dos recursos naturais.