O governador Paulo Dantas anunciou, nesta segunda-feira (21), o lançamento do edital da segunda edição do programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”, que promete proporcionar uma experiência internacional única para 100 estudantes da rede pública estadual. A novidade foi revelada durante um encontro com estudantes e gestores de cinco escolas estaduais no Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió. O edital será oficialmente publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (22).
Esta nova fase do programa amplia de 50 para 100 o número de vagas disponíveis, dobrando a oferta da primeira edição, realizada em maio deste ano. Na ocasião, 50 estudantes alagoanos tiveram a oportunidade de estudar em Londres, na Inglaterra. O governador também garantiu que o programa continuará crescendo, com o objetivo de alcançar 150 vagas na terceira edição e 200 na quarta. “O programa ‘Daqui pra o Mundo’ é uma realidade, e o nosso compromisso é ampliá-lo, oferecendo cada vez mais oportunidades para os jovens alagoanos”, declarou Paulo Dantas.
Criado em 2022, o programa foi idealizado pelo próprio governador e regulamentado pela Lei nº 8.783, com o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil, estimular a fluência em um segundo idioma e proporcionar uma vivência educacional e cultural fora do país. Os estudantes selecionados poderão participar de cursos de idiomas ou profissionalizantes, voltados para a preparação acadêmica e inserção no mercado de trabalho.
Processo seletivo e critérios de participação
Os interessados em participar do programa devem passar por um processo seletivo conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual, com idade mínima de 16 anos até a data da viagem e uma frequência escolar de, no mínimo, 80%.
Encontros para aproximar gestão e comunidade escolar
O anúncio do programa ocorreu durante o sexto encontro entre o governador e representantes de cinco escolas estaduais. Pela primeira vez, estudantes de unidades do interior do estado, como Pilar e Rio Largo, participaram do evento. “Antes, fazíamos esses encontros apenas com escolas da capital. Agora, o governador pediu para ampliarmos a participação, incluindo as escolas do interior, e o próximo encontro será em Arapiraca”, disse Roseane Vasconcelos, secretária da Educação.
Esses encontros, que já contemplaram 20 escolas da rede estadual, têm o objetivo de aproximar a gestão pública da comunidade escolar, discutir as demandas dos estudantes e buscar soluções para melhorar a qualidade do ensino. Segundo a secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana, mais de 80% das demandas apresentadas pelos estudantes durante os encontros já foram atendidas ou estão em andamento, sendo a maioria relacionada à infraestrutura escolar.
Reivindicações dos estudantes
Entre os pedidos dos alunos está a cobertura de quadras poliesportivas e a criação de bandas fanfarras em escolas centenárias, como destacou Sávio Luiz Lima da Silva, presidente do Grêmio Estudantil Jovens Protagonistas, da Escola Estadual de Oliveira e Silva, localizada em Pilar. “Estamos solicitando a cobertura da quadra, pois ficamos reféns do tempo durante os Jogos Internos. Também temos o sonho de criar uma banda fanfarra para representar nossa escola, que é centenária”, afirmou o jovem estudante.
O governador elogiou a iniciativa dos alunos e reforçou que a educação é uma prioridade de sua gestão. “Esses encontros são uma oportunidade para ouvir vocês e construir, juntos, as soluções para os desafios que enfrentamos na educação”, declarou Paulo Dantas.
O programa “Daqui pra o Mundo” segue como uma das iniciativas centrais do governo estadual, buscando transformar a vida dos jovens alagoanos por meio da educação e da experiência internacional, conectando-os com novas culturas e oportunidades que irão prepará-los para o futuro.