A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas, tem se destacado por sua abordagem humanizada no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar desde sua criação em 2018. Em três anos, a unidade já atendeu mais de 3.500 mulheres e nenhuma delas foi vítima de feminicídio. Agora, o trabalho da Patrulha está sendo documentado em vídeo pela produtora Mira Filmes, de São Paulo.
A equipe responsável pela produção do documentário é majoritariamente feminina, com direção de fotografia (Ana Júlia Santos), roteiro (Larissa Kirata), produção (Reneah Berindelli, Sabrina Macedo e Laí Maciel) e montagem (Carolina Alencar). O documentário será lançado oficialmente no dia 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher.
A comandante da Patrulha Maria da Penha em Alagoas, tenente-coronel Danielli Assunção, conta que a unidade se destaca por funcionar 24 horas para atender as vítimas principalmente à noite. Além disso, as equipes mistas compostas por 37 militares contam com pelo menos uma mulher para que as vítimas se sintam mais acolhidas. A Patrulha também tem focado na prevenção da violência contra a mulher envolvendo todo o núcleo familiar e vizinhos numa rede de apoio.
Atualmente além de Maceió, a Patrulha Maria da Penha já está instalada em Penedo, Arapiraca e Marechal Deodoro. Os municípios de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Maragogi também serão beneficiados pelo programa. A tenente-coronel Danielli Assunção afirma que o objetivo do Governo de Alagoas é ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar para outras cidades alagoanas com um trabalho transversal entre diversas secretarias.
A Patrulha Maria da Penha em Alagoas tem se destacado pelos resultados positivos no combate à violência contra a mulher e pelo trabalho humanizado na assistência às vítimas. Com a fiscalização dessas medidas protetivas e o compromisso diário dessa unidade nenhuma dessas mulheres foi vítima de feminicídio. O documentário sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha visa servir como referência para outros locais e ser exibido em festivais de vídeos e cinema em todo o país.