Alagoas

Patrulha Maria da Penha: trabalho humanizado salva vidas de mulheres em Alagoas

Mira Filmes está produzindo documentário, que deve ser lançado em 8 de março de 2024, Dia da Mulher, e será exibido em festivais de cinema e plataformas de streams

Publicado:


Atuação humanizada da Patrulha Maria da Penha de Alagoas vira tema de documentário
Atuação humanizada da Patrulha Maria da Penha de Alagoas vira tema de documentário

A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas, tem se destacado por sua abordagem humanizada no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar desde sua criação em 2018. Em três anos, a unidade já atendeu mais de 3.500 mulheres e nenhuma delas foi vítima de feminicídio. Agora, o trabalho da Patrulha está sendo documentado em vídeo pela produtora Mira Filmes, de São Paulo.

A equipe responsável pela produção do documentário é majoritariamente feminina, com direção de fotografia (Ana Júlia Santos), roteiro (Larissa Kirata), produção (Reneah Berindelli, Sabrina Macedo e Laí Maciel) e montagem (Carolina Alencar). O documentário será lançado oficialmente no dia 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher.

A comandante da Patrulha Maria da Penha em Alagoas, tenente-coronel Danielli Assunção, conta que a unidade se destaca por funcionar 24 horas para atender as vítimas principalmente à noite. Além disso, as equipes mistas compostas por 37 militares contam com pelo menos uma mulher para que as vítimas se sintam mais acolhidas. A Patrulha também tem focado na prevenção da violência contra a mulher envolvendo todo o núcleo familiar e vizinhos numa rede de apoio.

Atualmente além de Maceió, a Patrulha Maria da Penha já está instalada em Penedo, Arapiraca e Marechal Deodoro. Os municípios de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Maragogi também serão beneficiados pelo programa. A tenente-coronel Danielli Assunção afirma que o objetivo do Governo de Alagoas é ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar para outras cidades alagoanas com um trabalho transversal entre diversas secretarias.

A Patrulha Maria da Penha em Alagoas tem se destacado pelos resultados positivos no combate à violência contra a mulher e pelo trabalho humanizado na assistência às vítimas. Com a fiscalização dessas medidas protetivas e o compromisso diário dessa unidade nenhuma dessas mulheres foi vítima de feminicídio. O documentário sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha visa servir como referência para outros locais e ser exibido em festivais de vídeos e cinema em todo o país.

Assuntos

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Na ocorrência, foram empregados 13 militares e quatro viaturas | @ Ascom CBMAL
Alagoas
Bombeiros resgatam homem e animal de estimação após incêndio em Maceió

O fato ocorreu em um imóvel residencial de 4º pavimentos no Tabuleiro do Martins.


Professor de Educação Física, Laerte Firmino | @ Reprodução
Alagoas
Professor de Educação Física morre em Arapiraca vítima de câncer

Segundo familiares, o diagnóstico foi recente, descoberto há menos de um mês.


Alagoas
Mulher é encontrada morta em açude; companheiro é suspeito de feminicídio

A vítima foi inicialmente considerada afogada, mas relatos de familiares e moradores levantaram suspeitas de feminicídio.


Dezembro Verde é dedicado a conscientização e combate ao abandono de animais | @ Gabriel Cabral / Vice-governadoria
Alagoas
Alagoas diz não ao abandono: Dezembro Verde mobiliza pela causa animal

Campanha intensifica ações para proteger cães e gatos e conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável.


Alagoas
Tarifas de ônibus intermunicipais sobem até R$ 0,70 em Alagoas

O acréscimo nas passagens impacta os passageiros que utilizam o Terminal Rodoviário de Maceió João Paulo II.