Alagoas

Professora da Ufal é a primeira de Alagoas a entrar na Academia Brasileira de Odontologia

Trajetória da professora é marcada pelo pioneirismo na odontologia hospitalar e projetos de impacto social como o "Sorriso Mágico".

Quatro mulheres sorridentes em uma solenidade. Ao centro, a professora Patrícia Batista Nascimento, usando óculos e um colete preto sobre blusa de mangas vazadas, segura o diploma da Academia Brasileira de Odontologia.
Professora Patrícia Nascimento, da Ufal, torna-se a primeira alagoana a ingressar na Academia Brasileira de Odontologia. (Foto: Reprodução / Ufal)

MACEIÓ (AL) — A odontologia alagoana alcançou um marco histórico com a posse da professora Patrícia Batista Nascimento na Academia Brasileira de Odontologia (AcBO). Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Foufal), ela é o primeiro membro do estado a ocupar uma cadeira na prestigiada entidade nacional, fundada em 1949.

Patrícia iniciou sua docência na Ufal no início dos anos 2000, após retornar de Pernambuco com o propósito de contribuir para o ensino público em sua terra natal. Sua carreira na universidade é caracterizada pela conexão entre a academia e a assistência social. Em parceria com a Apala, ela ajudou a estruturar um consultório para o atendimento de crianças com leucemia, que se tornou campo de estágio para alunos da Ufal.

Além disso, o Projeto Sorriso Mágico, idealizado pela professora, levou o atendimento odontológico diretamente aos leitos da Oncopediatria da Santa Casa de Maceió. Atualmente, ela coordena o atendimento multidisciplinar de crianças com síndrome de Down em parceria com o Instituto Amor 21.

A atuação de Patrícia Nascimento também foi fundamental para mudar a legislação e a prática clínica em Alagoas. Com formação em Odontologia em UTI, ela atuou por 12 anos em unidades de terapia intensiva e enfermarias.

Suas principais contribuições estruturais incluem participação na criação do primeiro projeto de lei estadual que torna obrigatória a assistência odontológica a pacientes internados, colaboração na formatação de portarias da Secretaria de Saúde que exigem a presença de dentistas em hospitais e implementação de protocolos de higiene oral em UTIs que ajudaram a reduzir casos de pneumonia hospitalar.

Sobre a AcBO

A Academia Brasileira de Odontologia é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos que reúne os principais nomes da área no país. O ingresso da professora Patrícia representa não apenas um reconhecimento individual, mas o fortalecimento do ensino e do avanço técnico-científico da odontologia produzida em Alagoas.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br