Operação cumpre 110 mandados de prisão contra facção

Deste total, cerca de 66 são cumpridos no Estado de Alagoas. A operação acontece em oito estados do Brasil

Polícia cumpre mandado de prisão em oito estados do Brasil — © Reprodução

Polícia cumpre mandado de prisão em oito estados do Brasil — © Reprodução

Operação — Uma força tarefa cumpre na manhã desta quarta-feira (27), 110 mandados de prisão contra membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), em oito estados do Brasil: Alagoas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Tocantins e Sergipe.

Aqui em Alagoas, a operação está sendo coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em conjunto com os Gaecos dos Ministérios Públicos dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Tocantis e Sergipe.

A operação tem como objetivo descentralizar a principal facção criminosa do país, e iniciou em Alagoas, no entanto, a operação tem o estado de Mato Grosso do Sul, como ponto de referência das ações criminosas do PCC.

+ Homem com mandado em aberto é preso pela PRF em União dos Palmares

Segundo as investigações, é de lá que saem os mandados de execução para todo Brasil, por determinação de um faccionado identificado como ‘Maré Alta’.

Este, segundo a investigação, é o atual líder da facção, quem substituiu o fundador e líder do comando, Marcos Willians Camacho, o ‘Marcola’, atualmente preso na penitenciária de Porto Velho, em Rondônia.

Operação movimenta mil policiais nos estados envolvidos

Cerca de mil policiais estão empregados na operação em todos os estados envolvidos, em Alagoas a ação conta com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Trânsito (BPTRan), Batalhão Rodoviário (BPRv), os 3º,5º,6º,7º e 11º Batalhões, 3ª e 4ª Companhias Independentes, Grupamento Aéreo, Delegacia Regional de Arapiraca, Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), Tigre, Asfixia e Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit).