Operação apreende mais de 5 mil frangos em ação conjunta nos municípios de União e Messias

ADEAL e SEFAZ estudam agora a possibilidade das aves estarem apropriadas para consumo humano

Veículo apreendido com carga irregular — © Ascom/BPRv

Veículo apreendido com carga irregular — © Ascom/BPRv

Uma ação conjunta realizada por funcionários da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), e pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz) e Militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 2º e 10º BPM e da 4ª Cia, apreenderam na madrugada do último domingo (5), três caminhões que transportavam cerca de 3.018 frangos com certificações sanitárias irregulares e sem notas fiscais.

Os veículos e a carga apreendida nos municípios de União dos Palmares e em Messias, foram levados para sede da BPRv, onde passaram por inspeções sanitárias. Dois deles foram liberados logo após pagarem os tributos cabíveis.

Na manhã desta terça-feira (7), mais dois veículos com as mesmas especificações de carga, foram apreendidos. Nestes, foram contabilizados cerca de 2.200 frangos com as mesmas irregularidades. Ao todo, mais de 5 mil frangos com certificações indevidas foram apreendidos nesta operação.

Os órgãos competentes estudam agora a possibilidade destas aves estarem apropriadas para consumo humano, já que para transportar esse tipo de carga, é necessário que os proprietários dos veículos estejam com posse das Guias de Transporte Animal (GTA), tão quanto a certificação sanitária e nota fiscal para transportar a carga.

Os veículos que ainda estão na sede da BPRv, aguardam os procedimentos cabíveis que estão sendo realizados pela ADEAL e SEFAZ, para que posteriormente possam vir a ser liberados.

A ação foi realizada nos municípios: União dos Palmares, Branquinha, Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Igaci, Girau do Ponciano, Atalaia e Messias.