PÃO DE AÇÚCAR (AL) — O município de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, registrou 38,5°C por volta das 15h desta segunda-feira (24). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta foi a maior temperatura consolidada no país no dia.
O calor extremo é recorrente na região. Pão de Açúcar já havia marcado 39,1°C no dia 7 de novembro, quando também foi o ponto mais quente do Brasil. No mesmo dia, Piranhas registrou 38,5°C, destacando o clima extremo no estado.
Alerta de baixa umidade da Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso de alerta válido até 27 de novembro. O risco atinge o Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste alagoano.
A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% nessas regiões. A condição é causada por uma massa de ar seco e quente associada à alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens de chuva.
Impacto na saúde e consumo
A combinação do calor extremo com a baixa umidade eleva os riscos à saúde em todas as regiões. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias precisam de atenção especial.
O calor aumenta o consumo de água e a necessidade de hidratação constante em todas as regiões afetadas.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
