MP recomenda que prefeituras não promovam festas de Carnaval em Alagoas

Medida é para prevenir a proliferação do novo coronavírus, que avança no estado. Documento será enviado à AMA, ainda esta semana.

Publicado em: 13/01/21 às 11:47 | Atualizado em 13/01/2021 16:06
Por Gustavo Lopes | BR104


Bloco Pinto da Madrugada em Maceió — © Arquivo/Reprodução
Bloco Pinto da Madrugada em Maceió — © Arquivo/Reprodução

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) recomendou que os prefeitos dos 102 municípios alagoanos não promovam qualquer tipo de evento durante o Carnaval em razão da pandemia da Covid-19. O documento será enviado à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), ainda esta semana.

A recomendação é da Força Tarefa de combate e enfrentamento à Covid-19 em Alagoas, do MP-AL, formada pela Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, núcleos especializados e um grupo de promotores de Justiça.

Em reunião virtual nesta quarta-feira (13/01), os membros do MP se mostraram preocupados com o avanço de casos da doença no estado, e chamaram a atenção para o fato de que festas de carnaval gerariam aglomerações, o que é proibido pelo Decreto nº 71.467/20, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 30 de setembro de 2020.

O decreto citado limita eventos sociais e corporativos em locais abertos com capacidade máxima de público de até 300 pessoas e disciplina os protocolos sanitários que precisam ser obedecidos, como distanciamento social e disponibilização de álcool em gel, além do uso obrigatório de máscara.

“Estamos num momento em que toda a coletividade precisa se engajar para evitar ainda mais a propagação da Covid-19. Então, como o decreto governamental proíbe grandes festas, não será possível aos gestores investirem recursos públicos na realização de eventos. Além disso, o dinheiro deverá ser aplicado em ações para proteger a população da pandemia”, defendeu Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, procurador-geral de Justiça.

Recomendação

O documento, que seguirá assinado pelo chefe do MPAL, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, pelo subprocurador-geral administrativo institucional, Valter Acioly, e por todos os promotores de Justiça integrantes da força-tarefa, será encaminhado ao presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, para que ele, por meio da entidade que representa, compartilhe-o com os demais prefeitos.

Dentre os pontos a serem recomendados, está a abstenção dos gestores para que eles não realizem quaisquer festividades públicas pertinentes ao período momesco, determinando o cancelamento de contratos, publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasses, patrocínios ou outras formas de destinação de recursos públicos para tal fim, inclusive contratação de shows musicais ou artísticos.

*com informações da Assessoria

 

Leia mais notícias em BR104 e siga nossas páginas no Facebook e no Instagram. Envie informações à Redação do Portal BR104 por WhatsApp pelo telefone (82) 99638-0719.

Prévias de Carnaval em Maceió (fevereiro de 2019) — © Tribuna Hoje

Prévias de Carnaval em Maceió (fevereiro de 2019) — © Tribuna Hoje


Homem é resgatado por bombeiros após cair de barragem em União dos Palmares

Vítima foi encaminhada ao Hospital Regional da Mata. Não há informações sobre seu estado de saúde e nem sobre o que teria ocasionado a queda.

Há 25 minutos atrás | Gustavo Lopes | BR104

Mãe usa tesoura para matar e arrancar olhos e língua da filha de 5 anos em Alagoas

A genitora foi encontrada deitada no chão 'rezando o terço'. Segundo a polícia, ela sofre de depressão e tem problemas psiquiátricos.

Há 50 minutos atrás | Gustavo Lopes | BR104

Governador anuncia 27.500 doses da Astrazeneca para idosos acima de 85 anos

Na semana passada, Alagoas recebeu 87.760 doses da vacina Coronavac, que foram destinadas aos profissionais da saúde.

Há 2 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Populares detêm suspeitos de roubos em União dos Palmares até a chegada da PM

A polícia foi acionada e as quatro pessoas detidas conduzidos para a 11ª DRP, por agentes do 2º Batalhão da PM.

Há 2 dias atrás | Gustavo Lopes | BR104

Visando ficar entre os 10 primeiros, CRB encara a Ponte Preta neste domingo (24)

O campeonato está na reta final, o Galo já prevê a nova temporada, e para isso o treinador Fernandes vai avaliar jogadores

Há 2 dias atrás | Johny Lucena | BR104

Há menos de 1 mês no cargo, JHC reduz tarifa de ônibus em Maceió

Com a redução, a cidade tem a tarifa mais barata dentre as capitais dos estados brasileiros e inferior à média nacional, que é de R$ 4,00. O novo valor passa a valer na segunda-feira (25).

Há 2 dias atrás | Gustavo Lopes | BR104

CSA empate com Brasil de Pelotas e deixa o G-4 escapar

A partida aconteceu no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela reta final da Série B do Campeonato Brasileiro

Há 2 dias atrás | Johny Lucena | BR104

Namorada de Rodrigo Cunha renuncia cargo uma semana após nomeação; veja vídeo

Millane Hora foi nomeada como Assessora Especial de Políticas Sociais com salário de R$ 11 mil. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (22), por meio das redes sociais.

Há 2 dias atrás | Gustavo Lopes | BR104

Grávida de gêmeos, criança de 10 anos faz aborto em MG

Ela foi estuprada pelo padrasto e estava no terceiro mês de gestação. Segundo a vítima, os abusos teriam começado quando ela ainda tinha 6 anos de idade.

Há 3 dias atrás | Gustavo Lopes | BR104

Prefeitura define estratégia na Orla de Maceió para evitar novos contágios da Covid-19

A decisão é válida para os comerciantes que trabalham na Pajuçara e Jatiúca até o Posto 7

Há 3 dias atrás | Johny Lucena | BR104