O município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foi palco do lançamento das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em um evento que reuniu o governador Paulo Dantas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o prefeito Luciano Barbosa, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, além de lideranças políticas e empresariais. A nova estrutura contará com um investimento superior a R$ 200 milhões e representa um avanço significativo na mobilidade urbana da região.
O VLT é fruto de uma parceria entre o Ministério dos Transportes, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. Com três conjuntos de VLTs, o sistema terá capacidade para transportar até 400 passageiros por viagem. A linha terá 13 quilômetros de extensão, ligando a estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no bairro Bom Sucesso, beneficiando diretamente sete bairros: Primavera, Eldorado, Brasiliana, Planalto, Massaranduba, entre outros.
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas destacou que o projeto é inovador, promove o desenvolvimento regional e contribui para atrair investimentos privados. “Estamos aqui em Arapiraca para anunciar medidas arrojadas, inovadoras, modernas, que promovem o desenvolvimento e criam as melhores condições para atrair investimentos privados. O VLT conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões, que viabiliza a mobilidade urbana de Arapiraca”, afirmou. Ele também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro Renan Filho e ao apoio político local e federal.
“Temos que agradecer a autorização do presidente Lula, por meio do Ministério dos Transportes, do ministro Renan Filho. Esse projeto só é possível graças ao apoio do prefeito Luciano Barbosa, do senador Renan Calheiros, e da bancada federal e estadual”, completou o governador.
O presidente da AMA e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, reforçou a importância da obra para o desenvolvimento regional. Segundo ele, o VLT facilitará o deslocamento da população, melhorando o acesso à educação e à mobilidade como um todo, principalmente por ligar diretamente à universidade federal. Beltrão parabenizou o ministro Renan Filho pelo projeto, classificando-o como uma iniciativa de grande alcance social.
Renan Filho, por sua vez, ressaltou que o VLT de Arapiraca é atualmente o maior investimento em mobilidade urbana do estado. “Com ele, Arapiraca se torna uma das principais cidades do Nordeste. No Brasil, poucas cidades nordestinas têm transporte sob trilhos como esse”, destacou o ministro, lembrando ainda que a obra representa a realização de um antigo sonho do prefeito Luciano Barbosa.
Além do VLT, o governador Paulo Dantas garantiu a continuidade de outras obras de infraestrutura no estado. Entre elas, a duplicação de rodovias a partir de Arapiraca em direção a Delmiro Gouveia, São Sebastião e Palmeira dos Índios. Também anunciou a conclusão dos aeroportos de Maragogi e Penedo, e o início da ampliação e modernização do aeródromo de Arapiraca.
