Maragogi tem queda de 40% no turismo devido as manchas de óleo em praias

Turismo é uma das principais fontes de renda do município, e representa cerca de 60% do PIB da cidade

Maragogi tem queda 40% no turismo devido às manchas de óleos em praias — © Patrícia Mendonça

Maragogi tem queda 40% no turismo devido às manchas de óleos em praias — © Patrícia Mendonça

Alagoas — Maragogi é um dos principais pontos turísticos do Estado de Alagoas, e vem sofrendo com a baixa no setor por conta das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste. Segundo o prefeito da cidade Sérgio Lira (PP), ainda que as manchas de óleo sejam um dos principais indícios desta queda, o município encontra-se apropriado para receber os turistas que normalmente procuram as praias da cidade nessa época do ano.

De acordo com o prefeito, a redução neste setor chega a 40%, e vem prejudicando a economia da cidade que gastou cerca de R$ 150 mil, no combate as manchas de óleo. Lira disse ainda, que as praias estão sem nenhum problema para banhistas: “Acreditamos que pode chegar alguma gotícula de petróleo até dezembro, mas não é nada preocupante”, destaca o prefeito. Em sua fala, ele deixou claro que também não há restrições ao consumo de peixes e mariscos que venham da região.

+ Três órgãos municipais têm energia suspensa em União dos Palmares

O gestor do município aproveitou a ocasião para criticar o governo federal por conta da ausência de um plano de contingência para o caso. “Era pra ter um plano de contingência que não foi acionado, o fato de não ter um fundo de contingência é horrível. Recursos do governo federal de lá pra cá não tivemos nenhum”, declarou.

A cidade de Maragogi tem o setor do turismo como uma de suas principais rendas devido as praias existente na localidade. Em meio ao caos referente as manchas de óleo, as praias mais atingidas na localidade foram: Praia de Antunes, Ponta de Mangue, Peroba e São Bento, essas encontram-se em locais distanciados e normalmente não são visitadas por turistas. Da região, cerca de 500 marisqueiros serão beneficiados pelo seguro defesa.

Para finalizar a coletiva cedida na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito Sérgio Lira, acredita que as recomendações de não decretar estado de emergência repassadas pelo governador do Estado Renan Filho (MDB), é considerável, e segue as recomendações repassadas para o turismo e população da cidade.

Maragogi tem disponível cerca de 400 voluntários prontos para serem acionados caso alguma eventualidade aconteça, e pelo motivo de não saber o que pode estar por vir, a cidade encontra-se em alerta.