publicidade
publicidade
Alagoas

Mais de 50% do secretariado de Paulo Dantas é composto por mulheres

Um dos primeiros atos do novo governador de Alagoas foi empossar seu secretariado, que é composto, em sua maioria, por mulheres.

Publicado: | Atualizado em 16/05/2022 15:12


Samya Suruagy, Maria Cláudia e Manuelle Santos | © Reprodução
Samya Suruagy, Maria Cláudia e Manuelle Santos | © Reprodução

No último domingo (15/5), aconteceu em Alagoas as eleições indiretas para os cargos de governador e vice-governador do Estado.

Com a maioria dos votos, Paulo Dantas e José Wanderley, componentes da chapa 8, foram eleitos para preencher os cargos referentes à chefia do Poder Executivo estadual.

Como um dos seus primeiros atos administrativos, Dantas empossou seu secretariado, que é composto, em mais de 50%, por mulheres.

Veja aqui quem são as mulheres que assumiram 12 das 23 secretarias de Alagoas:

Procuradoria-geral de Estado (PGE)

Samyra Suruagy do Amaral – Graduada em Direito, ela também integra a carreira de procuradora do Estado desde 2003. Atuou como coordenadora da procuradoria de Licitações e Contratos da PGE e esteve à frente da Coordenadoria Geral do Interior, em Arapiraca.

Além disso, foi professora Universitária e chegou a realizar cursos preparatórios para concurso público. Samyra foi nomeada pelo ex-governador Renan Filho (MDB), e sua posse aconteceu durante o governo interino de Klever Loureiro.

 Controladoria-geral do Estado (CGE)

Adriana Araújo – Está à frente da Controladoria Geral do Estado desde julho de 2021. Tem formação em Ciências Contábeis e com MBA em Controladoria, ambos pela Ufal, é mestranda pela Fucape. Também é professora universitária, vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade em Alagoas.

Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete)

Maria Cláudia Gomes Chaves – Advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Ela foi assessora de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas.

 Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh)

Maria José da Silva – Mulher negra e de descendência indígena, formada em Administração pela Estácio de Sá Alagoas e ocupa o cargo de secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas desde junho de 2018. Há mais de 16 anos é ativista e militante, e levanta as bandeiras dos direitos humanos e da defesa de todos os cidadãos e cidadãs, sem distinção de raça, gênero ou posição social.

Secretaria do Gabinete Civil

Luiza Barreiros – Possui graduação em Comunicação Social pela Ufal. Atuou como gestora de comunicação no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Maceió e Secretaria Estadual da Fazenda. Foi consultora estratégica em projetos institucionais. Atuou como repórter e editora em jornais impressos e também na TV nas áreas de política, economia e Justiça.

Secretaria de Estado da Infraestrutura

Maria Gevan Gomes Tenório Amorim – Engenheira civil e pós-graduada em Engenharia de Petróleo e Gás. Ela já foi assessora técnica Especial de Projetos, Gerente de Edital e Contratos e Gerente de Orçamento de Abastecimento de Água da Seinfra.

Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio

Renata dos Santos – Formada em Economia pela UFRJ, tem MBA’s em Gestão Financeira pela FGV e pela Universidade de Chicago e é mestranda em Administração Pública pela Fucape. Ocupou o cargo de secretária Estadual do Tesouro alagoano entre abril de 2016 e abril de 2022. Funcionária de carreira da Eletrobras, com passagens pela Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro e Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Secretaria de Estado da Cultura

Mellina Freitas – Formada em Direito pela Fadima, com MBA em Gestão Pública pela Unyleya, é secretária de Estado da Cultura desde 2015. Foi prefeita de Piranhas entre 2008 e 2012. Escritora e poetisa com vários trabalhos publicados. É membro efetivo da Academia Maceioense e da Piranhense de Letras e Artes.

Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social

Manuelle Santos de Farias – Psicóloga formada pela Universidade Federal de Alagoas. Foi diretora da Superintendência de Políticas para Mulheres de Arapiraca e também trabalhou no Centro de Referência e Atendimento à Mulheres em Situação de Violência. Tem destaque no trabalho com Desenvolvimento em Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Caroline Laurentino Balbino – Advogada com 18 anos de experiência na área empresarial. Foi conselheira estadual da OAB. Integrou o conselho de contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas.

Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

Professora Roseane Ferreira Vasconcelos – Graduada em História pelo Centro Universitário CESMAC (1993) e em Pedagogia pela Universidade Paulista (2010). Especialista em Gestão Escolar, Educação Especial, Formação para a docência, Estatística e Avaliação Educacional.

Concursada das redes estadual e municipal de Maceió. Atuou como gestora escolar, sendo vencedora do Prêmio Gestão Escolar (2011). Era superintendente da Rede Estadual de Ensino de Alagoas.

Coordenadoria-geral da Governança Corporativa

Poliana Santana – Graduada em Administração de Empresas, possui experiência em gestão organizacional nos setores privado e público. Foi secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, onde foi também secretária de Estado em 2014. Desde 2015 atua como Coordenadora Geral da Governança Corporativa.

Possui especialização em Engenharia da Qualidade pela USP, MBA em Marketing pela FGV, formação em coaching pelo Integrated Coaching Institute, formação em Conselho de Administração pela Fundação Dom Cabral e pós-graduação pela Amana Key.

*Com informações do TNH1
veja também

Transbordamento do riacho Canabrava, em União dos Palmares | © Rayane Rodrigues
Alagoas
É FAKE informação sobre a interrupção do fornecimento de energia em União

A Equatorial emitiu uma nota alertando sobre as mensagens falsas que circulam nas redes sociais a respeito do fornecimento de energia elétrica.


Chuvas em União dos Palmares | © Johny Lucena
Alagoas
União e mais 74 cidades alagoanas estão sob alerta de chuva emitido pelo Inmet

Na manhã desta sexta-feira (1/07), União dos Palmares registrou um aumento elevado no nível de água do Rio Mundaú.


Paulo Dantas | © Alyson Santos
Alagoas
Justiça determina que Paulo Dantas remova vídeos do Instagram

Na decisão, a magistrada determina a remoção de dois vídeos onde ele participa da assinatura de ordens de serviço no interior do Estado de Alagoas.


Semana do Bombeiro Militar | © Ascom CBMAL
Alagoas
CBMAL comemora Dia Nacional com a Semana do Bombeiro Militar

Eventos sociais serão realizados de 02 a 10 de julho.


Governador de Alagoas, Paulo Dantas | © Alyson Santos
Alagoas
Paulo Dantas anunciará novos investimentos para União nesta sexta-feira (1)

Um convênio entre o governo do Estado de Alagoas, SEINFRA e União dos Palmares vai liberar recursos para melhorias de diversos bairros do município.