ALAGOAS — A alta temporada de 2025/2026 projeta um fluxo de mais de 1,3 milhão de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, Alagoas. A estimativa total de injeção econômica no período, considerando o fluxo aéreo e rodoviário, é de até R$ 2,8 bilhões, sendo esta superior à temporada 2024/2025. O crescimento geral no fluxo de passageiros é estimado em mais de 25%.
Crescimento aéreo e novos voos
Houve também um incremento de 49 voos semanais nacionais para a alta temporada, conquistados em parceria com a Azul Viagens.
O fluxo de passageiros deve aumentar significativamente:
- Fluxo Nacional: Crescimento de 24,24% (passando de 1.022.463 para 1.270.296 passageiros).
- Fluxo Internacional: Crescimento de 64,16% (passando de 22.003 para 36.120 passageiros).
O Estado conquistou dois voos internacionais partindo de Portugal (Porto e Lisboa), além de operações na Argentina (Buenos Aires, Córdoba e Rosário).
Infraestrutura e turismo da Zona da Mata
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou o trabalho do Governo:
“O Governo de Alagoas, por meio da Setur, desempenha um trabalho diário para que o turismo local seja reconhecido. O turista se sente seguro e consegue conhecer tanto a capital quanto o interior. Oferecemos vários destinos em um único lugar”, afirmou a secretária.
A expansão impacta diretamente União dos Palmares e a Zona da Mata. O fluxo de visitantes aumenta a demanda por serviços, transporte e comércio em toda a região, reforçando a geração de emprego e renda nos municípios.
Cruzeiros e hotelaria
A temporada de cruzeiros 2025/2026, iniciada em 19 de novembro, ainda prevê 35 paradas e 150.000 leitos ofertados. O impacto econômico da temporada é estimado em mais de R$ 110 milhões.
O mercado hoteleiro acompanha o crescimento. Existem 22 empreendimentos em construção no estado, sendo que 12 têm previsão de entrega até 2026, adicionando mais de 3.200 novos leitos.
O programa Prodesin, de incentivo fiscal, também é um atrativo:
“O Prodesin, por exemplo, é um importante atrativo – trata-se de um programa de incentivo fiscal que oferece benefícios como diferimentos de ICMS, crédito presumido, contando ainda com a possibilidade de incentivo locacional…”, explicou Bárbara Braga.
Erros? Sugestões? Fale com a nossa redação: contato@br104.com.br.
