Alagoas

Paulo Dantas sanciona lei que garante atendimento prioritário para pessoas com epilepsia em Alagoas

Nova legislação permite que pacientes e seus acompanhantes tenham preferência em filas e serviços.

Duas mãos abertas sustentando um laço roxo, símbolo da conscientização sobre a epilepsia, em destaque sobre um fundo de cor violeta.
Nova legislação sancionada pelo governador Paulo Dantas garante prioridade para pessoas com epilepsia em serviços públicos e privados. (Foto: Reprodução)

MACEIÓ (AL) — O governador de Alagoas, Paulo Dantas, sancionou a Lei nº 9.791/2025, que estabelece o atendimento prioritário para pessoas diagnosticadas com epilepsia em todo o território estadual. A medida, publicada no final de dezembro, tem a finalidade de garantir agilidade e dignidade no acesso a serviços públicos e privados para esses pacientes.

Regras da nova legislação

De acordo com o texto da lei, a prioridade se estende aos atendimentos em diversos estabelecimentos:

  • Atendimento conjunto: Os acompanhantes ou atendentes pessoais das pessoas com epilepsia também terão direito ao atendimento prioritário junto ao titular do benefício.
  • Formas de atendimento: Os estabelecimentos poderão oferecer guichês, caixas ou linhas específicas. Caso não existam postos exclusivos, a prioridade deve ser garantida imediatamente após o atendimento que estiver em curso.
  • Comprovação: Para usufruir do direito, o cidadão poderá apresentar um laudo médico ou uma carteirinha de identificação. A regulamentação sobre como será a expedição dessa carteira ainda será definida por ato do Poder Executivo.

Vigência

A lei foi assinada no Palácio República dos Palmares e entrou em vigor na data de sua publicação, passando a valer já para este início de 2026. A iniciativa reforça as políticas de inclusão no estado, reconhecendo as especificidades e necessidades de quem convive com a condição.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br