A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) recebeu, nesta quinta-feira (17), o registro oficial da segunda chapa que concorrerá às eleições online da instituição, marcadas para o próximo dia 19 de novembro. Encabeçada pela advogada e professora universitária Lavínia Cavalcanti, a chapa tem como vice Gabriela Holanda, consolidando uma candidatura histórica com duas mulheres à frente na disputa pela presidência da OAB/AL para o triênio 2025/2027.
A inscrição da chapa foi marcada por grande adesão de advogados e advogadas que compareceram à sede da OAB, em Jacarecica, para apoiar a candidatura de Lavínia Cavalcanti. O evento contou com discursos que ressaltaram a importância de renovação dentro da Ordem e o compromisso de resgatar a advocacia como uma profissão de coragem e seriedade.
Discurso de Lavínia Cavalcanti:
Durante o ato de inscrição, Lavínia Cavalcanti fez um discurso forte, destacando que sua chapa representa a oportunidade de transformação dentro da OAB/AL. Ela criticou a atual gestão da Ordem, mencionando que a advocacia precisa voltar a ser uma profissão reconhecida pela sua moralidade e coragem, se afastando do que chamou de “OAB promotora de eventos”.
“Vamos renovar a OAB e fazer com que ela volte a ser da advocacia, como era antes. Queremos uma OAB séria, comprometida com os advogados, e não com o poder e o marketing. Nós temos a chance histórica de fazer essa mudança e devolver a Ordem para os profissionais que fazem dela uma instituição de coragem”, afirmou Lavínia.
Além da candidata à presidência e sua vice, Gabriela Holanda, outros nomes integram a chapa, incluindo Eduardo Costa (secretário-geral), Alana Galvão (secretária-geral adjunta) e Erick Lucena (tesoureiro). A advogada Andréia Feitosa concorre ao cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAAAL).
Prazo para registro de chapas e regularização de advogados
O prazo para o registro das chapas concorrentes à presidência da OAB/AL se encerra nesta sexta-feira (18). A eleição será realizada de forma online, permitindo que os advogados participem do processo de forma mais acessível e prática. Além disso, advogados que estão inadimplentes com a Ordem e desejam votar nas eleições também têm até esta sexta-feira para regularizar sua situação e garantir o direito ao voto.