Justiça condena ex-prefeito de Monteirópolis, Elmo Antônio, a 13 anos de prisão

Além do prefeito do município, outras 11 pessoas foram indiciadas por crimes contra Administração Pública, em Monteirópolis, interior de Alagoas

Prefeitura de Monteirópolis — © Reprodução

Prefeitura de Monteirópolis — © Reprodução

Após denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o ex-prefeito de Monteirópolis, interior de Alagoas, Elmo Antônio Medeiros, foi condenado a 13 anos de prisão por crimes contra a Administração Pública. Além dele, outras 11 pessoas incluindo os ex-secretários: Rafael Cajé Medeiros, Élvio Tenório Medeiros, Gilvan Silva Rocha e Ana Paula Torres, também foram condenados pelo mesmo motivo.

As denúncia apontam que os envolvidos se beneficiavam do fornecimento de combustível e da locação de veículos, por meio de empresas contratadas pela Prefeitura Municipal. Ao todo, o prejuízo ao município, na época, chegou a R$ 2.520.151,56.

As investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pelo Ministério Público de Alagoas (MPE-AL). Os envolvidos estão sendo acusados pelos crimes de: peculato, peculato furto, falsidade ideológica majorada, falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude em licitação e formação de organização criminosa.

De acordo com as investigações do MPE/AL, para que o esquema desce certo foi necessário a participação dos secretários Raquel Gomes Rodrigues, José Hildo Santos Silva e Kathiana Monteiro Silva, que de forma estratégica, encaminhavam a solicitação para Rafael Cajé Medeiros confirmando os pedidos.

Indiciados:

Ex-prefeito de Monteirópolis: Elmo Antônio Medeiros;
Secretário Municipal de Agricultura: José Hildo Santos Silva;
Secretária de Educação: Kathiana Monteiro Silva;
Ex-secretária de Saúde: Raquel Gomes Rodrigues;
Secretário de Administração: Rafael Cajé Medeiros;
Ex-secretário de Administração: Gilvan Silva Rocha;
Secretária de Saúde: Michely Pâmela Medeiros Farias;
Secretária de Assistência Socia: Ana Paula Torres;
Ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação: Marcelo Roudney de Melo;
Pregoeiro do município: Paulo Roberto Siqueira da Silva;
Empresa LL Mar & CIA LTDA: Luciano Lima Lopes Sócio-proprietário;
Ex-secretário de Finanças: Élvio Tenório Medeiros.

Ministério Público do Estado de Alagoas — © Reprodução