Instituto Biomar Brasil denuncia festas em áreas preservadas de Alagoas

A Rota Ecológica faz parte das piscinas naturais da maior área costeiro-marinha protegida do Brasil, gerida pelo ICMBIO Costa dos Corais.

Pessoas em área preservada de Alagoas – © Reprodução/Instagram

Pessoas em área preservada de Alagoas – © Reprodução/Instagram

O Instituto Biomar Brasil usou as redes sociais para denunciar eventos que estão ocorrendo nas piscinas naturais, dentro da Rota Ecológica do município de Passo do Camaragibe, em Alagoas.

Moradores da região também fizeram o uso das redes sociais, para pedirem mais fiscalização por parte da autoridades locais, a fim de evitar a degradação ambiental ocasionada pelos eventos irregulares. Imagens mostram a maré baixa e várias pessoas e barcos circulando na área dos corais.

O consumo de bebidas alcoólicas em recipientes não autorizados naquela área também foi notado, além da aglomeração de pessoas no local, em um momento onde o estado enfrenta um novo surto de gripe.

“Sem nenhum controle e desrespeitando o Plano de Manejo, recentemente aprovado, turistas realizam festas sobre as piscinas naturais da maior área costeiro-marinha protegida do Brasil, gerida pelo ICMBIO Costa dos Corais. Esta mesma área abriga a população de peixes-bois nativos e reintroduzidos, além de espécies de corais e peixes ameaçados de extinção”, destacou o Instituto nas redes sociais.

Nos comentários, internautas informaram que a mesma situação acontece em outras praias do estado, como a de São Miguel dos Milagres e Patacho, em Porto de Pedras. Até a conclusão desta matéria, nenhum órgão fiscalizador se posicionou a respeito das denúncias.