Alagoas

Inmet emite alerta em três cidades de AL, mas chuva atinge todo o estado

O aviso, que representa o menor nível de perigo dentro da escala de alertas do instituto, segue válido até às 10h deste domingo (29).

Nuvens carregadas e chuva intensa se formando sobre lagoa em Alagoas - @Reprodução
Nuvens carregadas e chuva intensa se formando sobre lagoa em Alagoas - @Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã deste sábado (28), um alerta amarelo de acumulado de chuvas para três municípios do litoral norte de Alagoas: Japaratinga, Maragogi e Porto Calvo. O aviso, que representa o menor nível de perigo dentro da escala de alertas do instituto, segue válido até às 10h deste domingo (29).

Segundo o comunicado do Inmet, essas cidades podem registrar chuvas com intensidade entre 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm ao longo do dia. Embora o alerta indique baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, as autoridades pedem atenção especial da população, principalmente em áreas urbanas suscetíveis a transtornos relacionados às chuvas.

O alerta amarelo, apesar de menos severo do que os níveis laranja e vermelho, não deve ser ignorado. O Inmet destaca que há possibilidade de ocorrências pontuais de alagamentos e deslizamentos em encostas instáveis, sobretudo em locais que já vêm registrando chuvas nos últimos dias.

Com base no aviso meteorológico, o Inmet reforça uma série de recomendações de segurança para os moradores das regiões afetadas: Evitar se abrigar sob árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas; Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pela força do vento; Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade climática, como forma de prevenir acidentes elétricos; Evitar deslocamentos desnecessários, principalmente em áreas de risco de alagamento ou deslizamento.

Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com os serviços de atendimento: Defesa Civil: 199; e Corpo de Bombeiros: 193.

Previsão do tempo indica fim de semana chuvoso

Embora o alerta do Inmet tenha sido renovado apenas para três cidades específicas, a previsão da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) aponta que as chuvas devem continuar em várias regiões de Alagoas durante todo o final de semana.

Neste sábado (28), a previsão é de muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em algumas áreas durante a tarde, especialmente na Zona da Mata, no Litoral e na capital, Maceió. Durante a noite, o tempo deve se manter com nebulosidade variável e possibilidade de chuva passageira. As temperaturas devem oscilar entre 21ºC e 30ºC.

No domingo (29), o clima segue instável. A previsão indica nebulosidade variável com possibilidade de chuvas ao longo de todo o dia nas mesmas regiões. A mínima prevista é de 22ºC, e a máxima não deve ultrapassar os 29ºC.