Hospital de Emergência do Agreste recebe classificação de alta conformidade da Anvisa na Avaliação de Segurança do Paciente
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) em Arapiraca, Alagoas, celebra um importante marco na promoção da segurança do paciente. Após uma avaliação rigorosa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a unidade hospitalar recebeu a classificação de “alta conformidade” na Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente. Esta conquista reflete o compromisso firme do HEA em fornecer assistência segura e de qualidade aos pacientes.
O processo de avaliação da Anvisa foi realizado em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH). O NSP foi estabelecido em outubro de 2016, com o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos na busca constante por práticas mais seguras.
Além disso, o NSP também desempenha um papel importante na educação dos pacientes sobre práticas seguras, como mudanças de posição para evitar lesões por pressão, prevenção de quedas, higienização das mãos e verificação da identificação antes dos procedimentos médicos. O HEA também implementou Protocolos de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) para garantir a segurança abrangente dos pacientes.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, disse que “priorizamos uma assistência segura e qualificada, combinando protocolos, conhecimento e tecnologias”. O secretário estadual da Saúde, Gustavo Pontes Miranda, destacou que esta certificação é uma conquista a ser celebrada pela Rede Estadual de Saúde.
O compromisso coletivo dos servidores do HEA em fornecer assistência segura e qualificada é fundamental para um cuidado mais seguro e eficaz. A ênfase na capacitação dos pacientes e familiares demonstra o compromisso com a melhoria contínua da qualidade e segurança no atendimento. Com base nas legislações vigentes da Anvisa, as metas são melhorar os processos de cuidado, disseminar cultura da segurança do paciente, gerenciar riscos e implementar boas práticas no serviço de saúde.
O Hospital Emergencial do Agreste celebra sucesso na promoção da segurança do paciente após receber certificação “alta conformidade” pela Anvisa. O Núcleo de Segurança do Paciente desempenha um papel importante na educação dos pacientes sobre práticas seguras e implementou Protocolos IRAS para garantir a segurança abrangente dos pacientes. O compromisso coletivo dos servidores em fornecer assistência qualificada é fundamental para um cuidado mais seguro e eficaz. Palavras-chave: Hospital Emergencial Agreste; Segurança Paciente; Anvisa; Núcleo Segurança Paciente; Protocolos IRAS; Assistência Qualificada.
Durante os dias à frente do governo, Ronaldo Lessa dará continuidade às agendas locais e reforçará as ações prioritárias do estado até o retorno de Dantas.
A Casal recomenda o consumo consciente durante o período e disponibiliza o atendimento pelo Call Center no número 0800 082 0195, das 7h às 20h, para mais informações.