publicade
Alagoas

Guarda de animais já pode ser registrada em cartórios de Alagoas

A medida foi estabelecida por meio de um documento assinado pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, nesta sexta-feira (8).

Publicado:


Imagem ilustrativa | © Reprodução
Imagem ilustrativa | © Reprodução

A guarda de animais de estimação e de animais silvestres domesticados agora poderá ser oficialmente registrada nos cartórios de Registro de Títulos e Documentos de Alagoas.

A medida foi estabelecida por meio de um documento assinado pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, nesta sexta-feira (8). A assinatura ocorreu durante o XII Congresso de RTDPJ do Brasil, que está sendo realizado em Maceió.

Para realizar o registro, o tutor deverá fazer um requerimento no cartório do município onde reside. O procedimento, que tem como objetivo proporcionar mais segurança jurídica tanto para os tutores quanto para os animais, serve apenas como meio de prova da guarda.

No caso de animais silvestres domesticados, o registro só poderá ser feito com a apresentação de uma autorização do IBAMA.

O processo também permite que um ou mais tutores declarem a guarda do animal, sendo necessário incluir a qualificação completa de todos os declarantes. Para tutores casados ou em união estável, o nome de ambos deverá constar da declaração e do registro, sempre que possível.

Além de registrar a guarda, o procedimento também facilita a atualização de informações sobre o animal. Com o documento assinado em cartório, será possível registrar a mudança de responsável/tutor, alteração de endereço, modificações no estado de saúde do animal, atualização da condição de vacinação ou até mesmo o falecimento do animal.

Os tutores também poderão emitir uma certidão simplificada, em tamanho reduzido, contendo os dados essenciais do registro.

No entanto, é importante destacar que esse registro não é equivalente aos registros civis, ou seja, não confere direitos de propriedade ou qualquer outra natureza jurídica ao animal.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Alagoas
Mulher é encontrada morta em açude; companheiro é suspeito de feminicídio

A vítima foi inicialmente considerada afogada, mas relatos de familiares e moradores levantaram suspeitas de feminicídio.


Dezembro Verde é dedicado a conscientização e combate ao abandono de animais | @ Gabriel Cabral / Vice-governadoria
Alagoas
Alagoas diz não ao abandono: Dezembro Verde mobiliza pela causa animal

Campanha intensifica ações para proteger cães e gatos e conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável.


Alagoas
Tarifas de ônibus intermunicipais sobem até R$ 0,70 em Alagoas

O acréscimo nas passagens impacta os passageiros que utilizam o Terminal Rodoviário de Maceió João Paulo II.


De janeiro a novembro deste ano, Alagoas realizou 163 transplantes de órgãos | @ Ascom Sesau
Alagoas
Alagoas registra aumento de 85% no número de transplantes de órgãos realizados este ano

No período de janeiro a novembro, foram realizados 163 procedimentos, conforme dados da Central de Transplantes do Estado.


Local do acidente - @Reprodução
Alagoas
Polícia Científica suspende perícia em ônibus que tombou na Serra da Barriga

A situação foi reportada ao delegado responsável pelo caso, que aguarda a remoção do veículo para dar prosseguimento às investigações.