Governo de Alagoas publica novas regras de reabertura; veja o que muda

Maceió passa para fase azul, enquanto cidades do médio e alto Sertão permanecem na fase laranja e as demais regiões avançam para a fase amarela

Coletiva à imprensa do governador Renan Filho — © Reprodução

Coletiva à imprensa do governador Renan Filho — © Reprodução

Com a publicação de decreto oficial nessa terça-feira (11/08), após liberação do governo de Alagoas, Maceió passa a adotar as normas da fase azul no plano de Distanciamento Social Controlado. Já as cidades do médio e alto Sertão permanecem na fase laranja e as demais regiões avançam para a fase amarela.

De acordo com o governador Renan Filho (MDB), as mudanças das novas fases só começam a valer a partir da próxima segunda-feira (17/08). Ele explicou que as mudanças têm como base os números das semanas epidemiológicas que foram registrados desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Na capital, apesar da mudança de fase prever a abertura, com 33% da capacidade total, de cinemas, teatros e museus, esses locais seguem fechados até o início da fase verde. No entanto, a capacidade de bares e restaurantes foi ampliada para 75% do total, bem como a de templos, igrejas e demais instituições religiosas.

Nas cidades em fase amarela poderão abrir shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; transporte intermunicipal e turístico, funcionando com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m². Academias foram autorizadas a abrir no dia 29 de julho.

A exceção é para os municípios de Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Mata Grande, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Estes permanecem na fase laranja.

— É fundamental que a gente siga colaborando com as medidas de distanciamento social, com o uso da máscara e com as medidas de higiene pessoal, especialmente lavar as mãos quantas vezes puder durante o dia e, quem puder, ficar em casa, reforçou o governador.

Os setores autorizados a funcionar em cada fase são:

Fase laranja (iniciada no dia 3 de julho em Maceió; no dia 20 de julho nas regiões Metropolitanas e Norte; e no dia 29 de julho em todo o interior de Alagoas ) – lojas do comércio de rua, com até 400 metros quadrados; salões de beleza; barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade.

Fase amarela (início no dia 20 de julho em Maceió) – shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% da capacidade. Academias foram autorizadas a abrir no dia 29 de julho.

Fase azul (início no dia 12 de agosto em Maceió) – bares e restaurantes funcionando com 75% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, ainda funcionando com 50% da capacidade.

Fase verde (início após todas as fases) – volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais, além das atividades de cinemas, museus e teatros.