Governo de Alagoas promove avaliação em larga escala para melhorar a Educação Básica

Técnicos regionais participaram de formação para a aplicação.

Educação avalia fluência de 184 mil estudantes da rede pública em matemática e língua portuguesa, em outubro

Educação avalia fluência de 184 mil estudantes da rede pública em matemática e língua portuguesa, em outubro

O Governo do Estado de Alagoas está comprometido em oferecer uma Educação Básica de qualidade nas redes públicas estadual e municipal. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover a aplicação do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal).

Esta avaliação em larga escala tem como objetivo testar os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. A aplicação ocorrerá entre 2 e 6 de outubro e abrangerá 148 mil estudantes das escolas estaduais e municipais dos 102 municípios alagoanos.

Para preparar os profissionais da rede pública para a avaliação, 26 técnicos das 13 Gerências Especiais de Educação (GEE) participaram da segunda etapa da capacitação “Selo do Aplicador”, promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Durante o treinamento, as técnicas Andréa Gomes, Francielle Santos e Raquel de Paula orientaram os participantes sobre o recebimento do material na regional, o repasse dos materiais, o sigilo do repasse dos itens e os procedimentos para aplicação dentro da sala.

A supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Gabriel, destacou que a capacitação dos elos regionais é voltada à logística das equipes de campo responsáveis pela capacitação dos aplicadores nos 102 municípios.

A partir da próxima semana haverá distribuição dos cadernos de teste para conferência do material e capacitações municipais.

A Saveal é diferente da prova nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Enquanto o primeiro será uma avaliação censitária – com todos os alunos do 2º ano do ensino fundamental – , a nacional será amostral para um grupo selecionado.

O Saveal será aplicado para todos os estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. Os resultados destes alunos serão comparados com o SAEB para ter uma referência nacional.

Além disso, os resultados obtidos no Saveal também comporão os indicadores para o repasse do ICMS Educação através do Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL). Deste modo, as escolas públicas terão mais recursos financeiros para melhorar suas instalações e oferecer um ensino cada vez mais qualificado.