Professores da rede pública estadual têm a oportunidade de receber vouchers no valor de R$ 100 para a compra de livros durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento, considerado o maior encontro cultural e literário do estado, segue até o dia 9 de novembro e reúne livrarias, editoras, autores, pesquisadores e visitantes de todas as regiões.
Para ter acesso ao benefício, os docentes precisam comparecer ao estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), apresentando o crachá funcional ou um comprovante de vínculo, como o print do contracheque. No local, os professores participam de um quiz, composto por perguntas que envolvem temas relacionados a programas, projetos e iniciativas do Governo de Alagoas.
A premiação é concedida aos participantes que alcançarem, no mínimo, 70% de acertos. O voucher pode ser utilizado diretamente nas livrarias instaladas no evento, o que garante liberdade na escolha dos títulos e estimula o fortalecimento da leitura e da formação cultural. A iniciativa foi proposta pelo governador Paulo Dantas e operacionalizada pela Secretaria de Estado da Comunicação.
A ação tem como objetivo incentivar a atualização profissional dos docentes, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo o enriquecimento dos acervos pessoais. O professor de Sociologia Roberto Silva, da Escola Estadual Rodriguez de Melo, comemorou a proposta e ressaltou sua importância para o desenvolvimento pedagógico.
“Muito importante o vale-livro para os professores da rede pública ampliarem o acesso às obras disponíveis na Bienal. Esta oportunidade é de extrema importância, pois não apenas proporciona aos professores acesso a um material fundamental para seu aprimoramento profissional, mas também contribui significativamente para a elevação do conhecimento dos estudantes”, disse Roberto.
O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, destacou que a iniciativa também busca aproximar o público em geral, que pode participar da atividade interativa, ainda que não concorra ao vale-livro.
“Trata-se de uma forma de reconhecer o importante trabalho dos nossos educadores e, ao mesmo tempo, engajar a população. Por isso, além dos professores, qualquer pessoa que visitar a Bienal pode participar do quiz em nosso estande e concorrer a outros prêmios, como canetas, copos e ecobags”, afirmou.
Com grande fluxo de visitantes, o estande da Secom tem se destacado entre os mais procurados, principalmente por conta da dinâmica do quiz, que motiva o público a testar conhecimentos e alcançar a pontuação máxima.
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Governo do Estado, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas. A entrada é gratuita e há títulos disponíveis a partir de R$ 2, reforçando o compromisso de democratizar o acesso à leitura.



