Alagoas

Governador defende suporte aos trabalhadores rurais de Alagoas

Encontro com lideranças dos movimentos sociais demonstra preocupação do Estado em garantir assentamentos no campo

Publicado: | Atualizado em 27/01/2024 11:44


Paulo Dantas e trabalhadores | © Pei Fon/ Agência Alagoas
Paulo Dantas e trabalhadores | © Pei Fon/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas esteve reunido com dirigentes de sete movimentos sociais de luta agrária no Palácio República dos Palmares, nesta quinta-feira (25/01), para discutir o encaminhamento dos processos de aquisição de terras destinadas aos projetos de assentamentos no estado.

Ele teve acesso às demandas do grupo, reiterou seu posicionamento em favor de um diálogo construtivo e colaborativo com os trabalhadores rurais e destacou a intenção de não apenas assentar os agricultores familiares, mas também oferecer condições de uma vida mais digna e próspera no campo.

Paulo defendeu a execução de políticas públicas que, assim como as feiras agrárias, promovidas em Alagoas, possibilitam a geração de emprego e renda nas comunidades rurais. “Essa é uma pauta prioritária da nossa administração. Quero que saibam que tenho total interesse em transferir, o quanto antes, a titularidade das áreas reivindicadas e dar todo o apoio e suporte necessários para que possam ser incluídos em nossos programas”, disse.

Um exemplo é a Fazenda Bota Velha, desapropriada pelo Governo de Alagoas no município de Murici, em 2023, ao custo de R$ 6,6 milhões, outros cinco imóveis rurais integram uma lista de áreas reivindicadas pelos movimentos sociais.

O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, detalhou o status dos processos de transferência de cada um dos imóveis inseridos na pauta, destacando aqueles que estão próximos de serem concluídos, como o caso da Fazenda Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Igaci. “Dentro do prazo de 30 dias esperamos já estar titulando os imóveis dos pequenos produtores que vivem na comunidade”, declarou.

De acordo com o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, a iniciativa beneficiará cerca de 15 famílias ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT). Vale lembrar que a autarquia é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e exerce um papel fundamental na interlocução da agenda agrária.

ARTICULAÇÃO
Durante a reunião, também foram debatidas questões das terras da massa falida do Grupo Laginha, com o representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o procurador Lúcio Gomes, buscando esclarecer os pontos do campo legal que limitam a atuação do Governo de Alagoas no maior processo falimentar do país.

Com agenda em Brasília garantida para primeira semana de fevereiro, o governador Paulo Dantas se comprometeu a articular uma composição com o Governo Federal, através do Incra Nacional, para atender às demandas das cerca de 3 mil famílias residentes na localidade. Para o coordenador da CPT, Carlos Lima, “a definição de prazos e metas para a resolução das pautas apresentadas oferece um parâmetro para melhor avaliação do andamento das ações”, pontuou.

Também participaram da reunião a secretária Carla Dantas (Agricultura), o secretário Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), que preside o Comitê de Reforma Agrária; a secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Andrade; o presidente da OAB, Vagner Paes, o superintendente do Patrimônio da Seplag, Jonathan Araújo, e o chefe do setor de Monitoramento de Programas e Projetos do Iteral, Milton Melo. Além de representantes do MLST, MST, MLT, FNL, Terra Livre, MTL e CPT.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Operação Maligno - @Reprodução
Alagoas
Operação Maligno: MP de Alagoas prende grupo que desviou mais de R$ 243 milhões dos cofres públicos

A Operação Maligno cumpriu cinco mandados de prisão, sendo um em Maceió, três em Petrolina (PE) e um em Japaratinga (AL).


Casas abandonadas - @Reprodução
Alagoas
DataSenado: 82% das vítimas da Braskem estão insatisfeitas com a resposta dos poderes públicos

Os resultados destacam uma profunda insatisfação com a resposta dos poderes públicos.


@ Divulgação
Alagoas
Famtour: Descubra o cenário perfeito para casamentos inesquecíveis em Barra de São Miguel

Evento exclusivo revela os destinos mais encantadores e os serviços de excelência para promotores de eventos especializados, consolidando Barra de São Miguel como um destino de casamento dos sonhos.


Emanuella Fernanda, 3º sargento da PMAL | @ Reprodução
Alagoas
Sargento da PM morre com suspeita de dengue, em Maceió

A causa da morte pela doença ainda está sendo analisada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 


Elefante-marinho encontrado na Praia de Antunes, em Maragogi | @Biota
Alagoas
Elefante-marinho surpreende banhistas ao ser encontrado em Praia de Maragogi

Da espécie Mirounga Leonina, o animal é de grande porte e coberto por uma camada espessa de pelo.