publicade
Alagoas

FPI resgata jaguatirica encontrada no quintal de residência no Agreste alagoano

O animal resgatado é o maior encontrado no estado, pois não há registros recentes de onça-parda ou onça-pintada na região

Publicado: | Atualizado em 13/08/2019 07:45


Alagoas — As ações da equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco nessa segunda-feira (12), tiveram início com o resgate jaguatirica fêmea, que, há dias, rondava o quintal de uma residência localizada no Agreste alagoano. O animal é considerado o maior felino encontrado em Alagoas.

A cidade onde o resgate foi realizado não foi divulgada, por questões de segurança. De acordo com relatos do proprietário do imóvel, o animal selvagem aparecia periodicamente para se alimentar dos bichos criados no local – pato, peru e galinha, e armou uma arapuca, que conseguiu capturar a jaguatirica.

Uma equipe de Fauna da FPI foi ao local no final da manhã, e levou o felino para o Centro de Triagem de Animal Silvestre Provisório, em Arapiraca. De acordo com o médico veterinário Rick Correia, trata-se de uma jaguatirica fêmea, adulta e saudável.

Biólogos e veterinários sedaram o animal para que pudessem recolher sangue e fezes, que passarão por exames. Ela continuará no local até receber o colar de telemetria, para que, assim, seja monitorada após a soltura. O felino também receberá um microchip pra fins de controle e rastreabilidade.

Rick supõe que o animal invadia a casa em busca de alimentos, pois deveria estar tendo dificuldades para encontrar comida nas matas da região – seu habitat natural. A hipótese mais provável é a de que isso vinha acontecendo devido aos constantes desmatamentos.

+ Animais silvestres são devolvidos à natureza em ação da FPI

A jaguatirica possui uma distribuição ampla por todo país, pois é típica dos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. A soltura do felino resgatado deve ser realizada até o fim da semana, mas isso só será definido após o equipamento de rastreio chegar de São Paulo.

O animal resgatado em Alagoas é o maior encontrado no estado, pois não há registros recentes de onça-parda ou onça-pintada na região.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

@ Foto: PRF/AL
Alagoas
PRF de Alagoas prende passageiro com mandado de prisão em ônibus de viagem

A ação ocorreu após uma denúncia anônima que informava sobre a presença de uma pessoa armada entre os passageiros do veículo.


Corpo de jovem de 18 anos | @ Foto: Reprodução
Alagoas
Jovem que não sabia nadar morre após mergulho em açude no Agreste de AL

A vítima, identificada como Marlon das Montanhas de Souza, teria desaparecido no final da tarde de quarta-feira (16).


A Juceal é responsável pelo registro empresarial no estado | @ Ascom Juceal
Alagoas
Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

De acordo com a Junta Comercial, número cresceu 3,82% em relação a 2023.


Defensora (F-41) | @ Reprodução
Alagoas
Navios da Marinha do Brasil estarão abertos à visitação em Maceió neste fim de semana

A Fragata Defensora (F-41) e o Navio Doca Multipropósito Bahia (G-40) poderão ser visitados gratuitamente.


Treinamentos ajudam os profissionais a prestar um serviço de qualidade | @ Nataly Lopes / Ascom Sesau
Alagoas
Hospital da Criança de Alagoas promove mais de 160 capacitações e qualifica milhares de profissionais

Mais de 3.400 profissionais participaram de treinamentos e atividades educacionais, fortalecendo a qualidade e humanização no atendimento pediátrico.