Financeira é interditada e outras cinco autuadas por irregularidades pelo Procon

Ação denominada 'Dia D do Combate ao Empréstimo Abusivo', pretende orientar idosos e população que utilizam esses serviços

Uma financeira é interditada e outras cinco são autuadas pelo Procon — © Ascom/Procon-AL

Uma financeira é interditada e outras cinco são autuadas pelo Procon — © Ascom/Procon-AL

Alagoas — O dia do idoso que aconteceu nessa quarta-feira (2), foi marcado por uma ação conjunta na cidade de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas. O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), junto com a Associação Brasileira de Procons, realizaram uma ação no município batizada de ‘Dia D do Combate ao Empréstimo Abusivo’.

A ação foi realizada para combater o abuso das financeiras de créditos que oferecem “empréstimos facilitados”, tendo como objetivo se beneficiar da falta de conhecimento por parte das pessoas mais idosas.

A fiscalização esteve em cinco estabelecimentos financeiros que foram autuados por irregularidades, uma outra financeira foi interditada por não obter os devidos documentos de autorização para funcionamento. Desta forma, cinco financeiras foram autuadas por irregularidades e uma interditada.

+ Acumulou! Prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 18 milhões

A recomendação do Governo de Alagoas é orientar os fornecedores para que os serviços aos consumidores sejam prestados de forma adequada. Em uma ação conjunta, com todos os Procons do Brasil, o Procon de Alagoas iniciou a fiscalização em São Miguel dos Campos no intuito de combater os empréstimos abusivos principalmente com idosos que são vítimas dos assédios de financeiras que muita das vezes oferecem empréstimos fáceis com contratos irregularidades e abusivos”, esclareceu o presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio.

No decorrer da ação fiscalizadora foram esclarecidos duvidas a respeito das negociações, que normalmente são realizadas pelos idosos e clientes presentes nos estabelecimentos.

Por meio do próprio site do Procon/AL, uma nota informa que o órgão está a disposição para tirar duvidas e aceitar denúncias através do WhatsApp: 9 8876-8297; 151; Instagram/Facebook: @proconalagoas e no site.