Alagoas

Estudiosos investigam acidificação costeira e seus impactos em Alagoas

O estudo avalia alterações na química da água do mar, eutrofização nos recifes e branqueamento dos corais, com resultados que podem auxiliar gestores em tomadas de decisão

Publicado:


Pesquisa apoiada pela Fapeal investiga processo de acidificação costeira e seus impactos
Pesquisa apoiada pela Fapeal investiga processo de acidificação costeira e seus impactos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem buscado atrair e fixar estudiosos de alto nível para desenvolver análises significativas na região. Um dos projetos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR) é o trabalho que investiga a contribuição dos estuários no processo de acidificação costeira e seus impactos nos recifes.

Bárbara Pinheiro, a pesquisadora responsável pelo projeto, explica que as mudanças climáticas podem provocar um fenômeno chamado branqueamento, onde os corais e outros invertebrados marinhos ficam com uma “febre” por conta das águas quentes. Assim, eles perdem as algas que vivem em seus tecidos, responsáveis por dar alimento e a cor desses animais. Outro elemento das mudanças climáticas é a alteração na química da água do mar, causada pela liberação de grandes parcelas de gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Esse processo é conhecido como acidificação do oceano, que diminui a disponibilidade de substâncias para que animais como corais, moluscos e crustáceos formem seus esqueletos e carapaças.

Na região costeira, que recebe diretamente as águas dos rios poluídos com nutrientes e matéria orgânica, esse processo pode ser ainda mais intenso. O estudo está sendo conduzido na Barra de Santo Antônio e investiga os impactos específicos nos recifes do entorno da desembocadura do rio nessa região. Para isso, são realizadas coletas de amostras de água do rio Santo Antônio Grande, do mar e da mistura entre os dois para obtenção de parâmetros físicos e químicos. Os resultados são incluídos numa planilha base disponibilizada para pesquisadores, gestores ambientais e analistas ambientais.

O financiamento concedido pela Fapeal cobre gastos com a ida a campo para coleta de dados, mas também possui uma contribuição social através do pagamento do apoio logístico da embarcação para a coleta feita por um pescador da comunidade tradicional da Barra de Santo Antônio. As análises das amostras retiradas são possíveis graças à parceria existente com o PELD CCAL – também financiado pela Fapeal – e o PPG de Oceanografia da UFPE.

A economia da região é fortemente dependente do turismo e da pesca artesanal nos ambientes costeiros (piscinas naturais, manguezal, praias, bancos de areia). A pesquisa permite avaliar os impactos da mudança na química da água do mar sobre a biodiversidade marinha desse local: saúde dos corais, produtividade dos ecossistemas etc. Os resultados obtidos podem auxiliar os gestores ambientais na definição prioridades e atividades que causem menor impacto à conservação do ambiente costeiro-marinho em Alagoas.

Assuntos


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Jequiá da Praia | @ Vasni Soares
Alagoas
Nível de principais rios começa a normalizar em AL após fortes chuvas, diz Semarh

Apesar disso, o alerta ainda permanece em decorrência do volume das chuvas dessa semana.


Municípios de AL estão sob alerta vermelho | @ INMET
Alagoas
União dos Palmares e mais 74 municípios estão sob alerta vermelho de chuvas intensas

De acordo com o Inmet, o alerta vermelho, que indica chuvas intensas, prevê um volume superior a 60mm/h ou até mesmo acima de 100mm/dia.


No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.