Alagoas

Entenda o que motivou nova briga das filhas de João Lyra na justiça

Lourdinha Lyra entrou na justiça contra Thereza Collor, após declarações polêmicas

Publicado:


Lourdinha Lyra e Thereza Collor - @Reprodução
Lourdinha Lyra e Thereza Collor - @Reprodução

Maria de Lourdes Pereira de Lyra, também conhecida como Lourdinha Lyra, empresária e atual responsável pela gestão do patrimônio do Grupo João Lyra, protocolou uma queixa-crime contra sua irmã, Thereza Collor. O centro da disputa judicial gira em torno de acusações públicas feitas por Thereza, que aponta Lourdinha como responsável por má gestão e redução do patrimônio da família.

Lourdinha, que foi nomeada responsável pelos negócios da família em 2018, devido a problemas de saúde de João Lyra, patriarca e ex-político, assumiu o controle total após seu falecimento em agosto de 2021, vítima da covid-19. Ela também é a administradora da Laginha, empresa que faz parte do conglomerado familiar e que está em processo de falência, com um valor estimado em torno de R$ 4 bilhões.

Em uma entrevista concedida à revista IstoÉ no final do ano passado, Thereza Collor criticou as escolhas de parcerias feitas por Lourdinha na gestão do processo falimentar e a acusou de autoritarismo e falta de transparência. Além disso, Thereza argumentou que as decisões de Lourdinha prejudicaram a mãe de ambas, Solange Queiroz Ramiro da Costa, que é credora da massa falida em cerca de R$ 2,5 milhões.

Os irmãos Antônio, Ricardo e Guilherme também apresentaram desconforto com as ações de Lourdinha. Declarações similares foram feitas por Thereza à revista Veja em julho de 2023.

Em resposta às acusações, o advogado de Lourdinha, Ronald Pinheiro, defendeu sua cliente no processo, alegando que as acusações de Thereza são infundadas e têm o objetivo de forçar Lourdinha a renunciar ao seu papel administrativo. Ele argumenta que as alegações de Thereza não possuem base factual e são uma reação à insatisfação com as decisões judiciais relacionadas ao processo de falência.

A defesa de Lourdinha busca a condenação de Thereza por calúnia e difamação, além de uma compensação financeira por danos à reputação de Lourdinha.

Por outro lado, Thereza Collor se mostrou tranquila em relação ao processo, confiante na verdade dos fatos. Ela comparou a situação atual com um episódio passado de sua vida, referindo-se às denúncias feitas pelo seu falecido marido, Pedro Collor, que desencadearam o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor, seu cunhado. Thereza enfatizou sua integridade e transparência ao longo de sua vida pública.

Assuntos

João Lyra

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

@ Divulgação
Alagoas
Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca e União dos Palmares vão sediar 2º Festival Estadual da Inclusão

Idealizado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, eventos ocorrem entre os dias 25 e 31 de julho.


Homem contando o dinheiro esquecido - @Reprodução
Alagoas
Confira os limites de gastos para campanhas de prefeito em Alagoas

Aqui estão os limites de gastos para as campanhas de prefeito em algumas cidades de Alagoas




Alerta de chuvas intensas | © Karina Dantas/G1
Alagoas
Maceió e mais 37 municípios estão sob alerta de chuvas até quarta-feira (17)

De acordo com o instituto, o aviso prevê um volume de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.