Alagoas

Em Maceió, mulher vai à UPA com hemorragia e descobre que estava em trabalho de parto

Janiere Elza da Silva, de 42 anos, não sabia da gestação e deu à luz a um menino, o batizando de Valentim; ambos estão bem.

Publicado: | Atualizado em 10/03/2022 15:12


Bebê nasceu com menos de 1kg em UPA de Maceió | © Sesau
Bebê nasceu com menos de 1kg em UPA de Maceió | © Sesau

Uma manhã atípica e com muitas surpresas. Assim foi o plantão da equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió, nesta quarta-feira (9/3), quando os médicos e enfermeiros tiveram que realizar o parto inesperado de uma paciente que chegou à unidade.

Janiere Elza da Silva, de 42 anos, não sabia da gestação e deu entrada na UPA reclamando de dor na região pélvica e sangramento ao urinar. Ao fazer a avaliação, a equipe médica descobriu que ela estava, na verdade, em trabalho de parto. A mulher deu à luz, em parto normal, a um menino.

O procedimento durou cerca de 30 minutos e foi realizado pela enfermeira obstétrica Lilia Maria Lima Oliveira, pela enfermeira neonatologista Mileyde Cerqueira da Silva e pela enfermeira Monique Batinga Leite. O parto também foi acompanhado pelo pai da criança.

Batizado de Valentim, o bebê nasceu com aproximadamente seis meses, pesando 920 gramas, e precisou ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Santa Mônica, no bairro Poço, na capital alagoana. A mãe está bem, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Apesar de ser considerado um “prematuro extremo”, já que nasceu com menos de 28 semanas de gestação, ele foi encaminhado ao hospital em estado estável, conforme informou a coordenadora de enfermagem da UPA Jacintinho, Ruth Morais, destacando que o momento ficará marcado.

“Foi um momento inusitado, mas a equipe trabalhou de maneira humanizada e estamos muito felizes por estarem bem. Trazer uma vida ao mundo traz um sentimento de esperança e dever cumprido para todos da equipe”, destacou a coordenadora.

Essa não foi a primeira vez que uma UPA em Maceió realiza um parto nessas circunstâncias. Na última sexta (4), a equipe da UPA Cidade Universitária passou por uma situação semelhante, quando uma paciente de 34 anos procurou atendimento com dores abdominais e descobriu que, na verdade, estava grávida. O parto ocorreu sem intercorrências.

*Com informações da Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Reunião em assentamento sem terra - @Reprodução
Alagoas
Terras da Laginha podem ser destinadas à reforma agrária ainda este ano

Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla que visa assentar cerca de 500 famílias em aproximadamente 2 mil hectares


Servidora da Verde Alagoas - @Reprodução
Alagoas
Queixas contra a Verde Alagoas disparam no Reclame Aqui

Empresa responsável pelo fornecimento de água em 27 municípios de Alagoas enfrenta críticas em todas as cidades onde atua


Deputado Cabo Bebeto - @BR104
Alagoas
Especialistas criticam PL de Cabo Bebeto que cria “Bolsa arma de fogo” para mulheres

O Projeto de Lei também sugere uma campanha com o lema "Uma Mulher Armada é uma Mulher Segura"


Imagem ilustrativa de uma médica - @Reprodução
Alagoas
Quem é a falsa médica que atendia em consultório de luxo em Maceió

A ação foi desencadeada após o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL) denunciar a atividade ilegal.


canto sertanejo - @Reprodução
Alagoas
Quem é Danilo Oliveira, cantor de Maceió que andou a pé até Joaquim Gomes

Segundo relatos da esposa, Jaciane Ananias, ao TNH1, Danilo pedalou por quilômetros antes de sua bicicleta quebrar, forçando-o a prosseguir a pé