Com aula remota, começa hoje ano letivo 2021 na rede estadual de Alagoas

O retorno, que seria no modelo híbrido, foi suspenso diante do aumento de casos da Covid-19.

Aulas começam em formato remoto em todo o estado — © Thiago Henrique

Aulas começam em formato remoto em todo o estado — © Thiago Henrique

O ano letivo de 20201 na rede pública estadual de Alagoas começou nesta quarta-feira (10/03), de forma remota, para as 310 unidades de ensino espalhadas em todo o estado. O retorno, que seria no modelo híbrido, foi suspenso diante do aumento de casos da Covid-19.

No último domingo (7), o governador Renan Filho (MDB) decidiu regredir as regiões do Sertão e Agreste para a fase vermelha, e Maceió e as demais regiões do estado para a fase laranja do plano de Distanciamento Social Controlado (DSC).

Mesmo com as restrições mais rígidas do novo decreto, as aulas da rede particular não foram afetadas e permanecem no formato híbrido, enquanto as redes municipais optaram por adotar um sistema remoto, como já vem acontecendo desde o ano passado.

“No entanto, será um sistema remoto com ganhos, visto que a experiência de 2020 nos permitirá melhorar esse modelo”, explicou o secretário de Estado da Educação, Fábio Guedes, após uma reunião virtual com prefeitos e secretários municipais de Educação.

Guedes disse ainda que, se a rede municipal entender que é possível retornar às aulas em um formato híbrido, a autonomia da gestão municipal será respeitada, mas, que, atualmente, a opção pelo modelo remoto é a mais segura, tendo em vista o cenário epidemiológico em que se encontra o estado.

O secretário da Educação ressaltou que, na rede estadual, o avanço para o formato híbrido e presencial só se concretizará quando o cenário do novo coronavírus em Alagoas for favorável, tendo como base as avaliações das autoridades sanitárias.

Rede estadual de ensino de Alagoas começa ano letivo com aulas remotas — © Ilustração