Em coletiva, Renan Filho fala sobre redução das doses de vacinas contra Covid

Nove milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 estavam previstas para serem entregues, porém o Instituto Butantan disse que apenas três milhões serão distribuídas.

No final da manhã desta sexta-feira (19/02), o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho (MDB), concedeu uma entrevista para a imprensa sobre a abertura dos novos leitos e as medidas aplicadas no enfrentamento da Covid-19.

Além do governador, também participaram da coletiva o secretário de saúde, Alexandre Ayres, e o de educação, Fábio Guedes. Segundo Renan, o Instituto Butantan emitiu um comunicado, informando que a quantidade de vacinas, inicialmente destinadas aos estados brasileiros, teriam a sua quantidade reduzida.

Ao todo, seriam nove milhões de doses entregues às regiões brasileiras. No entanto, como foi anunciado pelo governador, apenas três milhões serão distribuídas. Desta forma, a vacinação da população alagoana acontecerá de forma ainda mais lenta.

O gestor estadual também falou sobre o recuo na compra dos imunizantes. Segundo ele, para Alagoas aderir as vacinas diretamente dos laboratórios, teria que atender as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, as quais seriam: “destinar as doses para o PNI, e reter uma porcentagem inferior à aquisição”.

Desta forma, caso o governo estadual realizasse a compra, teria que doar 98% para o plano e ficar apenas com 2% da compra realizada. Um fato que, segundo ele, não valeria a pena para Alagoas e nem para outros estados durante esse momento pandêmico.

Governador Renan Filho — © Reprodução