Em Alagoas, campanhas de vacinação contra influenza e sarampo começam na segunda (4)

As campanhas vão ocorrer de forma simultânea até o dia 3 de junho. No total, segundo o MS, são 1.142.373 alagoanos contemplados.

Enfermeira prepara seringa para vacinar criança | © Helene Santos

Enfermeira prepara seringa para vacinar criança | © Helene Santos

As campanhas de vacinação contra influenza e sarampo em Alagoas começam na próxima segunda-feira (4/4) e vão até o dia 3 de junho, simultaneamente. A ação tem o objetivo de imunizar os alagoanos que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

As campanhas serão divididas em duas etapas. Para vacinação contra Influenza, a primeira etapa será destinada à imunização de idosos acima de 60 anos e de trabalhadores da saúde. Para o Sarampo, a vacinação ocorre para trabalhadores da saúde. Estas primeiras etapas seguem até o dia 2 de maio.

Na segunda fase de vacinação da Influenza, de 3 de maio a 3 de junho, serão contempladas crianças a partir de 6 meses e abaixo de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, além de povos indígenas, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e profissionais portuários.

Além disso, compõem os grupos prioritários membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Ambas as campanhas irão obedecer a cronogramas específicos e objetivam contemplar, pelo menos, 90% dos públicos prioritários para influenza e 95% para sarampo em crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No total, segundo o MS, são 1.142.373 alagoanos contemplados.

Sarampo

Na segunda fase da campanha de vacinação contra o Sarampo, também de 3 de maio a 3 de junho, deverão ser vacinadas no mínimo 95% das 223.642 crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos de idade.

A Sesau reforça que a vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação e, também, com outros medicamentos, sendo as administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.

No entanto, caso as vacinas contendo componente Sarampo não sejam administradas em conjunto com a vacina contra a Febre Amarela, deve-se respeitar o intervalo de 15 dias entre as doses. O intervalo entre as vacinas tríplice viral e de febre amarela é de pelo menos 30 dias, em menores de dois anos.

“Pedimos que todas as pessoas contempladas no público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para as duas campanhas possam se vacinar. Desse modo, estarão se protegendo contra a Influenza, que pode resultar em hospitalização e levar ao óbito, bem como, contra o Sarampo, que pode deixar graves sequelas”, ressaltou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira.

Confira o calendário das campanhas

Influenza
1ª Etapa | 4 de abril a 2 de maio

Idosos a partir de 60 anos;
Trabalhadores da Saúde.

2ª Etapa | 3 de maio a 3 de junho

Crianças a partir de seis meses e abaixo cinco anos;
Gestantes e puérperas;
Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes;
Povos indígenas;
Professores;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Profissionais portuários;
Membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Sarampo
1ª Etapa | 4 de abril a 2 de maio

Trabalhadores da Saúde

2ª Etapa | 3 de maio a 3 de junho

Crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos