Alagoas

Reprovou na CNH? Detran Alagoas agora oferece o primeiro reteste de graça

Novas diretrizes em vigor desde esta quinta-feira (15) trazem alívio financeiro para candidatos à habilitação e facilitam a aprovação no exame teórico.

Visão por cima do ombro de uma pessoa com cabelos cacheados usando um notebook para realizar um simulado digital de prova teórica de direção do Detran.
Taxa zero: Detran/AL libera gratuidade para o primeiro reteste e reduz exigência de acertos na prova teórica. (Foto: Tiago Ranieri / Ascom Detran)

MACEIÓ (AL) — Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Alagoas contam com uma novidade importante, divulgada nesta quinta-feira (15). O Detran/AL implementou a gratuidade para o primeiro reteste de quem não conseguir a aprovação na tentativa inicial, seja no exame teórico ou no prático. A medida segue a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O benefício de “taxa zero” foi criado para reduzir os custos do processo de habilitação. A isenção é válida exclusivamente para o primeiro reteste. O candidato reprovado deve realizar o novo agendamento através do portal oficial do órgão, no endereço: detran.al.gov.br.

Além da economia no bolso, as regras para a avaliação de legislação também mudaram para facilitar a vida do estudante. Para ser aprovado, o candidato agora precisa acertar 20 questões, uma a menos que a regra anterior. A prova continua tendo 30 questões de múltipla escolha. O tempo total para realizar o exame é de, no mínimo, uma hora. E as aulas teóricas podem ser feitas de forma remota pelo aplicativo “CNH do Brasil”.

Foco em inclusão (TEA e TDAH)

O novo regulamento também traz avanços em acessibilidade. Candidatos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou dislexia terão o tempo de prova dobrado. A medida visa garantir que esses grupos tenham condições adequadas e respeitosas para concluir a avaliação.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br