MACEIÓ (AL) — Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Alagoas contam com uma novidade importante, divulgada nesta quinta-feira (15). O Detran/AL implementou a gratuidade para o primeiro reteste de quem não conseguir a aprovação na tentativa inicial, seja no exame teórico ou no prático. A medida segue a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O benefício de “taxa zero” foi criado para reduzir os custos do processo de habilitação. A isenção é válida exclusivamente para o primeiro reteste. O candidato reprovado deve realizar o novo agendamento através do portal oficial do órgão, no endereço: detran.al.gov.br.
Além da economia no bolso, as regras para a avaliação de legislação também mudaram para facilitar a vida do estudante. Para ser aprovado, o candidato agora precisa acertar 20 questões, uma a menos que a regra anterior. A prova continua tendo 30 questões de múltipla escolha. O tempo total para realizar o exame é de, no mínimo, uma hora. E as aulas teóricas podem ser feitas de forma remota pelo aplicativo “CNH do Brasil”.
Foco em inclusão (TEA e TDAH)
O novo regulamento também traz avanços em acessibilidade. Candidatos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou dislexia terão o tempo de prova dobrado. A medida visa garantir que esses grupos tenham condições adequadas e respeitosas para concluir a avaliação.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br
