Criança de 1 ano morre após três entradas na UPA de Palmeira dos Índios

A morte da criança de apenas um ano de idade será alvo de investigação.

UPA de Palmeira dos Índios | Foto: Reprodução

UPA de Palmeira dos Índios | Foto: Reprodução

A morte de uma criança de um ano de idade, ocorrida após três entradas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, levou a Corregedoria Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde a iniciarem uma investigação minuciosa.

A vítima, identificada apenas como Maria Isis, faleceu na tarde de quarta-feira (31/5), e os órgãos responsáveis têm o prazo de 15 dias para apresentar o resultado da sindicância.

O objetivo da investigação é avaliar inicialmente a conduta dos profissionais que atenderam a criança, levando em consideração os protocolos estabelecidos e o laudo emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

O secretário de saúde da cidade já ouviu o diretor médico da UPA e os profissionais da pediatria 24, a fim de obter informações relevantes para o processo.

De acordo com relatos da imprensa local, a criança deu entrada na UPA pela primeira vez na segunda-feira (29/5), apresentando sintomas como febre alta, vômito e cansaço. Após receber atendimento médico e ser medicada, ela foi liberada.

No dia seguinte, terça-feira (30), a criança retornou com os mesmos sintomas, recebeu nova medicação e foi liberada novamente. Entretanto, como seu quadro clínico não apresentou melhoras, a família retornou com urgência na manhã desta quarta-feira (31/5), desta vez com a criança convulsionando e com desconforto respiratório, vindo a óbito posteriormente.