Covid-19: Descumprir medidas preventivas pode render prisão e multa em Alagoas

Decreto determinou o fechamento de academias e cinemas por 15 dias a partir dessa quinta (19). Estado tem 4 casos confirmados de Covid-19

O Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção — © Getty Images

O Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção — © Getty Images

Alagoas — Como medida para conter a disseminação da pandemia do novo coronavírus, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), determinou o fechamento de cinemas e academias a partir dessa quinta-feira (19), por 15 dias. Quem descumprir o decreto pode ser multado ou detido por até um ano.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), inclui, ainda, a suspensão ou diminuição do atendimento em órgãos públicos que têm alto fluxo de usuários. Bares e restaurantes vão poder abrir, desde que respeitem uma distância mínima de um metro entre as mesas.

O prefeito Rui Palmeira publicou decreto semelhante no Diário Oficial do Município (DOM), determinando que shoppings só poderão funcionar de 12h às 20h, também pelo prazo de 15 dias a partir dessa quinta. Também fica suspenso o Domingo de Lazer, projeto conhecido como Rua Fechada, na Ponta Verde.

O governador determinou ainda a suspensão das operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte. Além disso, eventos de qualquer natureza com público superior a 500 pessoas em eventos abertos e 100 pessoas em eventos fechados também devem ser suspensos.

As Centrais Já! de todo o estado e o Instituto de Identificação vão suspender o atendimento ao público pelos próximos 15 dias e passam a trabalhar somente com o expediente interno. Já o Detran, a Perícia Médica e o Alagoas Previdência reduzirão o atendimento presencial para diminuir a aglomeração de pessoas, principalmente de idosos.

Segundo Renan Filho, as medidas previstas no artigo têm como objetivo preservar a saúde pública.